Modernismo em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O modernismo em portugal foi um movimento artistico,que se iniciou em 1910.
As primeiras manifestações começaram a surgir no período compreendido entre as duas grandes guerras mundiais,uma epoca marcado por profundas transformações político-sociais em toda a Europa, como a mudança do regime monarquico para o regime republicano.
Porém o ponto alto do inicio desse movimento,o marcoinicial do modernismo deu-se em 1915 com a publicação da revista orpheu. Os autores dessa revista se influenciaram nas vanguardar européias,que foram manifestações artistico-literarias que tinham em comum a recusa,a negação em relação aos valores tradicionais empregados na sociedade da época.
Nesse período houve muitas novidades, e esses movimentos se dividiram em 5 vanguardas :Futurismo,Expressionismo,Cubismo,Dadaísmo e Surrealismo. Essas 5 vanguardar tiveram em comum um caráter agressivo, experimental, demolidor e inovador. Combatiam o racionalismo e o objetivismo das teorias científicas do Realismo/Naturalismo/Parnasianismo e pregavam o irracionalismo. Com isso, buscavam uma compressão mais subjetiva do homem, voltada mais para seu interior que para seu exterior.
Varios artistasparticiparam do lançamento desse primeiro numero da revista orpheu e entre eles se destacam: fernando pessoa,mário de sá-carneiro e almada negreiros.
Anos depois por volta de 1927 surge uma nova revista,a revista presença,que da continuidade as inovações modernistas em portugal.
As caracteristicas desse movimento literário foram :
atitude irreverente em relação aos padrões estabelecidos;temática mais particular, individual e não tanto universal e genérica;
preferência pelo dinamismo e velocidade vitais;
busca do imprevisível
abstenção do sentimentalismo fácil e falso;
comunicação direta das idéias: linguagem cotidiana.
esforço de originalidade e autenticidade;
interesse pela vida interior (estados de alma, espírito..)
aparente hermetismo, expressão indireta pela sugestão eassociação verbal em vez de absoluta clareza.
valorização do prosaico e bom humor;
liberdade forma: verso livre, ritmo livre, sem rima, sem estrofação preestabelecida.

Alguns críticos literários apresentaram três fases para o modernismo português:
- 1ª fase, orfeísmo, escritores responsáveis pela revista Orpheu, e por trazer Portugal de volta às discussões culturais na Europa;
- 2ª fase,presencismo, integrada por aqueles que ficaram de fora do orfeísmo, que fundaram a revista Presença e que buscavam, sem romper com as idéias da geração anterior, aprofundar em Portugal a discussão sobre teoria da literatura e sobre novas formas de expressão que continuavam surgindo pelo mundo;
- 3ª fase, neo-realismo, movimento que combateu o fascismo, e que defendeu uma literatura como crítica/denúnciasocial, combativa, reformadora, a serviço da sociedade – extremamente próxima do realismo no Brasil, daí advindo a nomenclatura “neo-realismo”, um novo realismo para “alertar” as pessoas e tirá-las da passividade.
Foi da primeira fase que participou um dos maiores poetas da história de Portugal, o que melhor soube apresentar em versos os íntimos da contradição de ser humano,Fernando Pessoa.FERNANDO PESSOA

Fernando Pessoa (1888 - 1935) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal.
Durante sua vida, Fernando Pessoa trabalhou em vários lugares como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor,inventor, astrólogo e publicitário, e ao mesmo tempo produzia suas obras em verso e prosa.
Como poeta, era conhecido por suas múltiplas personalidades, os heterónimos, que eram e são até hoje objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.
Fernando Pessoa faleceu em Lisboa, com 47 anos anos de idade, vítima de uma cólica hepática causada por um cálculo biliar associado a cirrose...
tracking img