Modernismo em cataguases

Páginas: 26 (6432 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Inserir logomarca

Projeto “Visita Guiada”

Guiando a juventude cataguasense através da história e da arte

Cataguases/MG, Março de 2008

Sumário

1. Apresentação institucional - 2 -
2. Justificativa - 2 -
2.1. Arquitetura Moderna de Cataguases - 3 -
2.2. Associação com outras manifestações artísticas e culturais - 10 -
2.3. Informações Demográficas - 12 -
2.3.1.Caracterização da População Jovem - 15 -
2.3.2. Educação - 16 -
2.3.3. Vulnerabilidade Familiar - 18 -
3. Objetivo Geral - 18 -
3.1. Objetivos Específicos - 18 -
4. Metodologia de implementação do projeto - 19 -
5. Metodologia de monitoramento e avaliação do projeto - 20 -
6. Considerações Finais - 22 -
7. Cronograma Físico - 23 -
8. Cronograma Financeiro - 24 -
9. Referências Bibliográficas- 24 -

1. Apresentação institucional

A Fundação Simão José Silva teve seu início em 1979, com a denominação Fundação Cultural Francisco Inácio Peixoto e depois Fundação Cultural Cataguases, fundada por Simão José Silva, que deu numerosa contribuição às artes e à cultura cataguasense, hoje a Fundação tem o seu nome em sua homenagem, após seu falecimento em 2004.

Promover e divulgaratividades de caráter artístico, cultural, esportivo e filantrópico sempre marcou a trajetória dessa Fundação, que lançou importantes nomes da música, artes plásticas, teatro, dança e literatura nos anos 80 e 90.

Em 2002, em parceria com a Fundação Ormeu Junqueira Botelho, inauguraram o Centro Cultural Humberto Mauro, Monumento Humberto Mauro e a Galeria de Exposição Zequinha Mauro. Nesse mesmo anofoi viabilizado o projeto “O Pequeno Artista”, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, cujo objetivo principal foi promover a difusão da educação, das artes e da cultura em áreas menos favorecidas da cidade minimizando os efeitos da pobreza sobre o desempenho escolar.

No esporte, a Fundação Simão José Silva mantém os projetos: Tibum, em 2007 foi campeão mineiro de natação;Aprendiz da Paz, aulas de capoeira e a Escolinha de Futebol da Vila Reis. Todos esses projetos em parceria com as escolas estaduais e municipais do município.

O Telecentro é outro projeto da Fundação, que visa à inclusão digital dos alunos da E.M. Carmelita Guimarães.

Em 2007, foi inaugurada a Casa de Cultura Simão José Silva mais um espaço para a divulgação da cultura em Cataguases, além desala de exposições, conta com uma sala para projeções de filmes e espaço gourmet.

A Fundação mobilizou a cidade com o projeto “Arte Boa Praça”, um evento multicultural, patrocinado pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais, parceira com o Instituto Francisco de Souza Peixoto em setembro de 2007.

2. Justificativa

Em 1928, na revista Verde, em sua quinta edição, no artigo intitulado “ Adescoberta de Cataguases”, Ribeiro Couto escreve sobre o reconhecimento da cidade no âmbito cultural nacional. “Todo o Brasil está surpreso: existe Cataguases! (...) Todo mundo foi ao mapa, roçam o dedo, até achar: Cataguases”. Emerge essa pequena cidade da Zona da Mata Mineira no cenário cultural do país. Com arrojada arquitetura identificada com o espírito modernista. Nas praças, colégio,igreja, residências particulares, hotel e monumentos nos facultam o convívio diário com obras de Oscar Niemeyer, Francisco Bolonha, Aldary Toledo, MMM Roberto.

Nas Artes Plásticas, cuja maioria encontra-se em logradores públicos, a população pode desfrutar as obras de Portinari, Djanira, Jan Zack, Bruno Giorgi, Emeric Marcier, Paulo Werneck, Amílcar de Castro, Sônia Ebling, dentre outros.

Nessavasta história cultural não podemos deixar de mencionar Humberto Mauro, pioneiro do cinema nacional, com o “Ciclo de Cataguases”, além da literatura, através da Revista Verde, publicada entre 1927 e 1929, que teve como colaboradores Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Carlos Drumonnd de Andrade, que se juntaram aos “ases de Cataguases” na publicação dessa revista modernista.
2.1. Arquitetura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cataguases
  • Crianças
  • cataguases e papel
  • História de Cataguases
  • Interodonto CATAGUASES
  • Modernismo
  • Modernismo
  • modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!