Modernidade solida e liquida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modernidade sólida e modernidade liquida.
Quando pensamos em modernidade sabemos exatamente do que se trata, pois a entendemos como um período da historia caracterizado por determinados modelos quea fazem diferente de outros períodos históricos, temos, portanto de forma objetiva a passagem de uma era a outra através de mudanças.
Mudanças que podem se dar, por exemplo no modelo de produção ouna forma de governo entre outras coisas.
No entanto, mesmo sem haver ocorrido mudanças objetivas, alguns teóricos se intitularam pós-modernos, sugerindo que já havíamos saído da modernidade e passadoa uma nova fase histórica denominada pós-modernidade.
Zygmunt Bauman após definir pós modernidade como modernidade sem ilusões nos brinda com uma definição mais pormenorizada do significado de pósmoderno, diz ele que na realidade não passamos ainda de uma era ou período histórico a outro, o que
na realidade há, é um reconhecimento de que as coisas que considerávamos certas, prontas,infalíveis na modernidade estão longe de ser assim, fato este que suscita em nós uma postura diferente, daqueles que viam toda esta realidade dada, como ideal.
Porem esta insatisfação apesar de ser o primeiropasso para que se oportunize a mudança, ainda não a efetivou.
Neste ponto de sua análise Bauman passa a discorrer sobre uma modernidade sólida e uma modernidade liquida, nos situando dentro doperíodo moderno frente aos modelos que se mantém (sistemas que se solidificaram) a modernidade solida, na expectativa de superar seus problemas (posturas liquidas, diversidade de comportamentos)modernidade liquida.
Disto depreendemos que alguns conceitos ou princípios que nos balizaram na modernidade estavam errados ou não dão conta que suprir nossas necessidades atuais.
Entre as decepções com amodernidade podemos citar duas, os modelos governamentais e a economia capitalista, que colocam em cheque a crença tão brilhantemente fundamentada neste período na capacidade da razão, crença que...
tracking img