Moderidade e modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões
1) Qual a idéia de moderno apresentado no texto?

Francis Frascina no seu livro Modernidade e Modernismo, diz que poderemos empregar a palavra Moderna de forma bastante vaga parasignificar do presente, ou do que é atual. Neste sentido informal, ela se refere ao que é contemporâneo e é definida por sua diferenciação em relação ao passado.
Moderno não significa apenas o presente, masrepresenta uma atitude especifica para com o presente. Aplicado a Arte, o termo Moderno pode designar um período da História, e pode ser usado para discriminar entre diversos tipos de arte produzidosneste período. Destacando em alguns pintores o direito de serem chamados modernos.
Segundo Baudelaire, o Moderno na Arte está relacionado a uma experiência que encontra sempre em transformação, quenão permanece estático.


2) Como o autor concebe o comportamento da Sociedade Medieval perante as mudanças na Europa a partir do século XIV?

O Renascimento lançou as bases de uma nova civilizaçãoocidental, buscando na herança greco-romana o modelo de homem, arte e sociedade, descartando-se os valores da sociedade medieval, cristã e agrária. Sociedade que não atendia as novas concepçõespresentes no espírito de criatividade, engenhosidade e aventura do homem moderno, desbravador de novos mundos pelos oceanos distantes, objetivando a Europa como centro irradiador dessas transformações emnome da razão e do progresso.


3) Qual idéia de modernidade apresentada no texto?

Modernidade é definida como sendo um termo utilizado para articular um senso de diferenciação com relação aopassado, e descrever uma identidade peculiarmente moderna. Baudelaire define-a como sendo o transitório, o fugidio, o contingente, a metade da arte, cuja outra metade é o eterno e o imutável.

4) Oque foi o modernismo?

No contexto da historia da Arte, o Modernismo, também assim designado, foi um conjunto de movimentos culturais que permearam as artes na primeira metade do século XX. Tenta...
tracking img