Modelos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O modelo hierárquico foi o primeiro modelo a ser conhecido como modelo de dados. Sua estrutura é do tipo árvore e sua formação se dá através de registros elinks, onde cada registro é uma coleção de dados e o link é uma associação entre dois registros. Apesar desse, ser o melhor da época ele tem algumasdesvantagens como: complexidade dos diagramas de estrutura de árvores, limitações das ligações entre registros.
O modelo em rede surgiu para suprir algumasdeficiências do modelo hierárquico. O conceito de hierarquia foi abolido nesse novo modelo, o que permitiu que um registro estivesse envolvido em várias associações,Outra característica que difere esse modelo do hierárquico é que ele utiliza grafos ao invés de árvores.
O modelo relacional surgiu com o propósito de aumentara independência dos dados nos sistemas gerenciadores de banco de dados; a representação do banco de dados desse modelo é feito através de coleções detabelas. É atualmente o modelo mais utilizado em banco de dados apesar das novas tendências de software como orientação a objetos.
O modelo orientado a objetosurgiu no final dos anos 80, derivados da necessidade de suportar a programação baseada em objetos; é um banco em que cada informação é armazenada na forma deobjetos, e só pode ser manipuladas através de métodos definidos pela classe que esteja o objeto. Os bancos de dados orientados a objetos possuem conceitosfortemente ligados a programação orientada a objetos: abstração, objeto, estrutura de objeto, classes, herança, tipos de herança, polimorfismo e encapsulamento.
tracking img