Modelos organizacionais - adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O modelo organizacional é uma forma genérica estrutural que pode ser assumida por uma organização. Esse modelo depende das características internas da organização e do contexto no qualopera. Consequentemente, os modelos são diversos e dependem de um conjunto de fatores internos e externos. No entanto, é possível distinguir dois tipos ideais de modelos organizacionais: omecanicista e o orgânico.
O modelo mecanicista é o mais próximo do tipo ideal burocrático e caracteriza o tipo de organização em que predominam tarefas de natureza rotineira. Essa rotinae previsibilidade fazem com que as organizações procurem imitar o funcionamento padronizado de uma maquina. O foco está na hierarquia e no uso da cadeia de comando. Nesse contexto, a pessoatem pouca autonomia, e as relações interpessoais tendem a ser formais. A informação circula na vertical, e a autoridade é baseada na posição hierárquica. O modelo mecanicista tende a serimpessoal rígido e bem regulamentado, dando muita importância à obediência e a lealdade, eficiência, previsibilidade e a precaução do risco.
Já o modelo orgânico tem como principaiscaracterísticas ser organizações ágeis e leves, capazes de responder de uma forma rápida e criativa aos desafios do mercado. Em vez da maquina, essas organizações procuram imitar um organismovivo, mais flexível e dinâmico em sua capacidade de resposta e adaptação. Esse tipo de organização prioriza e incentiva o conhecimento e a competência de seus funcionários, dando espaço paramanifestação de iniciativas e para a criatividade individual. São organizações flexíveis, com a redefinição continuam de tarefas e ajustes as necessidades do momento. A fonte de autoridade éa competência, não a posição hierárquica. A filosofia de administração enfatiza critérios de desempenho, como a eficácia, a adaptabilidade e a sensibilidade para a necessidade de mudanças.
tracking img