Modelos metais e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O modelo mental é conjunto de crenças e pressupostos. Cada setor acredita que outro pode acabar resolvendo o problema que era de sua responsabilidade. A solução de umproblema que se inicia em determinado setor acaba sendo feita por outro , não sendo resolvido de imediato pelo setor adequado/responsável.
A visão compartilhada é avisão genuína onde as pessoas se superam e aprendem. Quando o setor passa para o outro o problema, sem antes tentar resolvê-lo, acaba perdendo a visão compartilhada, natentativa de resolver o problema. Ao invés de buscar a resolução do problema com outro setor o problema é apenas passado adiante, impossibilitando o desenvolvimento ecrescimento através da resolução de problemas.
Através da parábola das ovelhas e lobos podemos observar que é possível aprender com os nossos colegas, então a interação entreos setores poderá produzir processos mais dinâmicos, menos desgastante possibilitando assim o aprendizado e fortalecendo a visão compartilhada.
O modelo mental depassar o problema para outros, ou o problema está lá fora, ou no caso da fábula, o problema são os lobos, podemos ver que as pessoas estão habituadas a passar os problemas enão a tentar a resolução de forma definitiva ou a busca da resolução com os outros setores.
O modelo mental é o principal problema, é necessário iniciar uma culturapara resolução de problemas.
A visão sistêmica precisa ser possibilitada a toda a empresa, possibilitando aos colaboradores conhecerem o todo, o que cada setor faz e comofaz e assim, atribuir a resolução dos problemas somente quando o outro setor for o responsável pela resolução, caso contrário buscar a solução no próprio setor.
tracking img