Modelos Kaldorianos de Crescimento e suas Extensões Contemporâneas.

1251 palavras 6 páginas
ARTIGO
BRITTO, Gustavo; ROMERO, João Prates. Modelos Kaldorianos de Crescimento e suas Extensões Contemporâneas. Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR, 2011.

RESENHA
O artigo apresenta os modelos que foram formalizados a partir das formulações inaugurais de Nicholas Kaldor, assim como as suas extensões mais recentes. Ao se tratar o assunto, os autores desenvolvem uma análise sistemática de sua evolução, demonstrando que os modelos de tradição Kaldoriana, devido à sua abordagem metodológica baseada na observação de regularidades empíricas, fornece uma base sobre a qual uma série de outras podem ser exploradas. Segundo Britto e Romero (2011), o trabalho monumental de Kaldor cobriu áreas como teoria econômica pura, teoria da distribuição e do crescimento, da taxação, do sistema monetário internacional e balanço de pagamentos e da política econômica regional, além de outras contribuições. Ele também desenvolveu um raciocínio em cima de sua instância metodológica, enumerando fatos estilizados acerca do crescimento econômico, sobre os quais seu modelo de crescimento liderado pela demanda foi construído.
No campo do crescimento econômico, Kaldor deu importantes contribuições, por meio de sua interpretações sobre os conceitos envolvidos no tema e principalmente por meio suas críticas em relação à teoria econômica dominante. As mais importantes contribuições do mesmo para o pensamento econômico foram a identificação da indústria como o motor do crescimento econômico e que o crescimento industrial deve ser analisado pela ótica do crescimento da demanda e não da oferta, onde “[...] o crescimento industrial não é limitado pela taxa de crescimento da oferta (capital e trabalho), mas sim pela taxa de crescimento da demanda, principalmente da taxa de crescimento das exportações, que é o principal componente da demanda autônoma em economias abertas” (BRITTO E ROMERO, 2011 apud THIRLWALL,
1983). Ou seja, o crescimento deve ser estudado principalmente através do

Relacionados