Modelos de liderançã

Páginas: 7 (1698 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
ATIVIDADE DO CAPÍTULO I

1- O que significa a automanifestação de Deus? Por que ela teve um objetivo relacional?
• Significa tudo o que conhecemos a respeito de Deus, a partir do estudo da sua palavra, só é possível porque ele quis manifestar-se. Seu objetivo é relacional porque a manifestação de Deus não foi nos dar a bíblia para que simplesmente conheçamos sobre as coisas de Deus, mas sim,que o conhecimento sobre as coisas de Deus nos levasse ao conhecimento de Deus, por isso afirmamos que ela é a mensagem de Deus ao coração dos homens.
2- Explique as três categorias teológicas de Revelação.
REVELAÇÃO GERAL:
• É a comunicação de Deus com os seres humanos através da natureza, fazendo-se conhecido a todas as pessoas de todos os tempos e lugares. (sl 191, Rm 120). Deus seautomanifesta na Revelação Geral através :
- da natureza
- da história
- da constituição do ser humano; físico, emocional, mental, moral e na sua religiosidade o que indica a sua espiritualidade.

REVELAÇÃO ESPECIAL:
• Deus se comunica através da sua palavra e de seu filho Jesus Cristo. Esta revelação diz respeito às comunicações particulares e manifestações de Deus paracertas pessoas ( profetas e escritores sagrados ), em tempos, lugares e épocas específicas.O acesso a estas comunicações e manifestações só existe pela consulta às Escrituras Sagradas ( 2 Tm 3.16;hb 1.1,2;10 14. 8,9).
Seu principal objetivo é promover um relacionamento redentor para o homem. A revelação especial é a revelação particular de Deus.

REVELAÇÃOGRADATIVA E PROGRESSIVA:
• Da erudição (vasto conhecimento), liberal surgiu o conceito do desenvolvimento evolutivo gradual, que considera algumas partes do Antigo Testamento quase absolutas e falsas. No entanto, afirma que a revelação foi gradativa e progressiva, é dizer que a revelação posterior desenvolveu-se a partir da anterior complementando-a, adicionando-a e não a contradizendo. ExemplificandoJesus que introduzia seu ensino dizendo:
“Ouvistes que foi dito... Eu, porém vos digo”. O autor de Hebreus destaca a revelação como gradativa e progressiva Hb 1.1-3. A amplitude da revelação foi acontecendo à medida que o homem podia receber esta revelação, ou seja , de modo apropriado ao entendimento humano.Da mesma forma, podemos chegar ao conhecimento de Deus como homens perdidos e crescermosneste conhecimento de Deus e de sua vontade para conosco após a conversão. A revelação inclui:
- a presença pessoal de Deus
- a verdade informada
- a condição de podermos identificar Deus
- a condição de podermos saber alguma coisa a respeito de Deus
- a condição de podermos mostrar Deus aos outros

3- O que significa dizer que a Revelação foi de natureza autóptica e analógica?
• Significadizer que Deus é um ser transcendente, grandioso, magnífico e como tal para nós através das nossas experiências sensórias, seria impossível compreende-lo, pois, ele é iluminado em seu conhecimento e poder, não está sujeito as condições e aos limites naturais de vida. Não podemos subir até Deus para investigá-lo, contudo o mais maravilhoso é que este ser tão exaltado e sublime deu o passo em nossadireção e comunicou-se conosco fazendo-se conhecido, ou seja, Deus falou conosco em linguagem humana comum, com expressões que fazem parte da experiência humana comum do cotidiano dos homens.
Porém, a revelação analógica trata do modo de qualidade igual, a diferença esta no grau. Deus é muito maior na dimensão destas coisas, o que torna possível esse conhecimento analógico foi o fato de Deus terrelacionado os elementos paralelos para revelar-se, por isso, podemos afirmar ensinamento ou pregando “Deus é”,Deus faz”,”Deus quer”,”Deus sabe”,”Deus conhece”,”Deus cumprirá...” Quando Deus se revela, ele sempre seleciona e usa elementos unívocos ( comuns ao universo Del e ao nosso), fazendo analogia como por exemplo: Deus é amoroso, como são amorosos os homens, porém muito mais.

4- Por que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de liderança
  • modelo de liderança
  • Modelos de liderança
  • MODELOS DE LIDERANÇA
  • MODELOS DE LIDERANÇA
  • Modelo de liderança
  • Modelos de liderança
  • Modelos de liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!