Modelos de documentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Informática
Básica

Alunas:
Turma: Auxiliar de Escritório



Gurupi, 30 de Agosto de 2011.
Ofício

Correspondência pela qual se mantém intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo, cujo teor tenha caráter exclusivamente institucional. São objetos de ofícios as comunicações realizadas entre dirigentes de entidades públicas, podendo ser tambémdirigidos a entidade particular.

Memorando

O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou serem empregadas para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc., aserem adotados por determinados setor do serviço publico. Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

Ata

É o documento de valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembléias, realizados por comissões, conselhos,congregações, ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta, ou ordem-do-dia, previamente divulgada. Geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento. O texto apresenta-se seguidamente, sem parágrafos, ocupando cada linha inteira, sem espaços em brancos ou rasuras, para evitar fraudes. A fimde ressalvar os erros, durante a redação, usar-se-á a palavra digo se for constatado erro ou omissão, depois de escrito o texto, usar-se-á a expressão em tempo. Quem redige a ata é o secretário. A ata vai assinada por todos os presentes, ou somente pelo presidente e pelo secretário, quando houver registro especifico de freqüência.

Recibo

É um papel emitido por uma empresa comprovandoalgum pagamento. Um recibo difere-se da nota fiscal por não ser oficial e/ou servir para a arrecadação de impostos do governo.

Contrato de Aprendizagem

O contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial ajustado por escrito e por tempo determinado, em que o empregador se compromete em assegurar aos menores (dos quatorze aos vinte e quatro).

Currículo
É uma síntese dequalificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego...

Aviso
É um documento escrito por meio do qual as empresas e instituições transmitem informações, ordens, convites, notificações a empregados ou a terceiros com quem elas tenham interesse em comum.

Declaração
Declaração é o documento de manifestação administrativa, declaratório da existência ou não de um direitoou de um fato.

Carta

Forma de comunicação externa dirigida a pessoa (física ou jurídica) estranha a administração pública utilizado para fazer solicitações, convites, externar agradecimentos ou transmitir informações.

Portaria
Ato pelo qual as autoridades competentes (titulares de órgãos) determinam providências de caráter administrativo, visando a estabelecer normas de serviçose procedimentos para o(s) órgãos(s), bem como definir situações funcionais e medidas de ordem disciplinar.

OFICIO N°26/09 Gurupi, 11 de Agosto de 2011.

Ementa: Curso de Capacitação

Senhor Presidente,

Com o objetivo de prosseguirmos com os cursos de capacitação dos funcionários, solicitamos o envio dosprofissionais responsáveis por tais cursos:

-Atendimento ao público em áreas hospitalares;
-Desenvolvimento de integração de colaboradores e prestadores;
-Capacitação de intercâmbio.

Pois essas capacitações serão para as qualificações dos nossos colaboradores e melhores atendimentos aos clientes e cooperados.

Atenciosamente,

Dr. Luiz Paulo Macedo
Vice - Presidente

Mem. 001/DA...
tracking img