Modelos de ciclos de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1.

1.1
1.2
1.3
2.
2.1
3.
4. MODELOS DE CICLO DE VIDA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
CASCATA
ESPIRAL
MODELO ITERATIVO E INCREMENTAL
PROCESSOS ÁGEIS
EXTREME PROGRAMMING
RUP
REFERÊNCIAS 04

06
07
08
09
10
11
15



O modelo de ciclo de vida é um dos elementos essenciais do processo de desenvolvimento de tecnologia e a escolha de um modelo acaba porter grande influência sobre o sucesso de produção de um projeto, pois ajuda a melhorar o seu andamento e a garantir que os objetivos finais de cada passo sejam alcançados. Ainda, dependendo da escolha, é possível aumentar a velocidade de desenvolvimento, melhorar a qualidade, localizar e controlar pontos de melhoria, minimizar overhead e exposições a riscos e até mesmo melhorar as relações com osclientes. Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software. É estudado dentro da área de Engenharia de Software, sendo considerado um dos principais mecanismos para se obter software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento, sendo uma das respostas técnicas adequadas pararesolver a Crise do software.
A Análise Economica visa a estabelecer se o projeto de Software gerará lucro, e se a receita gerada será o suficiente para cobrir os custos. Este processo acompanha todas as demais etapas de desenvolvimento do Software.
A extração dos requisitos de um desejado produto de software é a primeira tarefa na sua criação. Embora o cliente, provavelmente, acredite saber o que osoftware deva fazer, esta tarefa requer habilidade e experiência em engenharia de software para reconhecer a incompletude, ambigüidade ou contradição nos requisitos.
A especificação é a tarefa de descrever precisamente o software que será escrito, preferencialmente de uma forma matematicamente rigorosa. Na prática, somente especificações mais bem sucedidas foram escritas para aplicações bemcompreendidas e afinadas que já estavam bem desenvolvidas, embora sistemas de software de missão crítica sejam freqüentemente bem especificados antes do desenvolvimento da aplicação. Especificações são mais importantes para interfaces externas que devem permanecer estáveis.
A arquitetura de um sistema de software remete a uma representação abstrata daquele sistema. Arquitetura é concernente àgarantia de que o sistema de software irá ao encontro de requisitos do produto, como também assegurar que futuros requisitos possam ser atendidos. A etapa da arquitetura também direciona as interfaces entre os sistemas de software e outros produtos de software, como também com o hardware básico ou com o sistema operacional.
A Implementação, ou seja, a transformação de um projeto para um código deve sera parte mais evidente do trabalho da engenharia de software, mas não necessariamente a sua maior porção.
Os Teste de partes do software, especialmente onde tenha sido codificado por dois ou mais engenheiros trabalhando juntos, é um papel da engenharia de software.
Uma importante tarefa é a documentação do projeto interno do software para propósitos de futuras manutenções e aprimoramentos. Asdocumentações mais importantes são das interfaces externas.
Uma grande porcentagem dos projetos de software falham pelo fato de o desenvolvedor não perceber que não importa quanto tempo a equipe de planejamento e desenvolvimento irá gastar na criação do software se ninguém da organização irá usá-lo. As pessoas ocasionalmente resistem à mudança e evitam aventurar-se em áreas pouco familiares. Então,como parte da fase de desenvolvimento, é muito importante o treinamento para os usuários de software mais entusiasmados, alternando o treinamento entre usuários neutros e usuários favoráveis ao software. Usuários irão ter muitas questões e problemas de software os quais conduzirão para a próxima fase.
A manutenção e melhoria de software lidam com a descoberta de novos problemas e requisitos....
tracking img