Modelos de atenção á saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos de atenção á saúde



Modelo de atenção á saúde tem como definição a junção combinada de saberes e técnicas usadas para resolução de problemas e na tentativa de atender, o que há denecessidades em saúde, tanto no âmbito individual, quanto no coletivo. (Teixeira, 2002). Dessa forma, há dois modelos vigentes no Brasil: o Modelo médico privatista e o Modelo sanitarista.

O primeiromodelo dá privilégio ao médico, tendo como objeto o processo de cura da doença, em sua essência. Além disso, utiliza como ferramentas de trabalho os saberes/conhecimento e equipamentos tecnolóogicos.Tudo isso permite a impressão do diagnóstico e a escolha da conduta terapêutica relacionada à patologia do paciente em questão, fragmentando o paciente em partes cada vez menores. Tem o Estado como principal financiador, direto e Indireto, o setor privado é seu prestador de serviço e setor privado internacional é o fornecedor de equipamentos biomédicos.

É centrando na chamada “demandaespontânea”, onde o usuário procura diretamente o médico para sanar seu problema. Como seu trabalho é essencialmente curativo, há uma tendência de prejudicar o atendimento ao paciente como todo (em suaintegralidade), além de não apresentar comprometimento sobre a influência que o doente ou a própria patologia tem sobre a saúde da população em geral.

Já o modelo sanitarista, está voltado para asnecessidades de saúde da população, sentidas ou não, para impulsionar a formulação de campanhas e a criação de programas especiais para a saúde pública. Porém, por estar concentrado no controle de risco,agravos e modo de transmissão da doença, ainda é um modelo voltado para a patologia, propriamente dita.

Os sujeitos que operam este modelo são os próprios sanitaristas e/ou auxiliares, atuando sobre umconjunto de meios de controle, como: educação em saúde (palestras orientadoras) sobre, transmissão e importância do saneamento básico, por exemplo, além das campanhas de imunização. Utiliza os...
tracking img