Modelos atomicos - historia da quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Química

O contexto histórico dos modelos atômicos

Demócrito

Por volta de 400 anos a.C. filósofo grego Demócrito sugeriu que a matéria não é contínua, isto é, ela é feita deminúsculas partículas indivisíveis. Essas partículas foram chamadas de átomos (a palavra átomo significa, em grego, indivisível).
Demócrito postulou que todas as variedades de matéria resultam dacombinação de átomos de quatro elementos: terra, ar, fogo e água.
Demócrito baseou seu modelo na intuição e na lógica. No entanto foi rejeitado por um dos maiores lógicos de todos os tempos, o filosofoAristóteles. Este reviveu e fortaleceu o modelo de matéria contínua, ou seja, a matéria como "um inteiro".
Desde o ano 450 a.C o Homem já tentava explicar a constituição da matéria. Essa tentativa erarealizada pelos filósofos da Antigüidade, que usavam apenas o pensamento filosófico para fundamentar seus modelos e não utilizavam métodos experimentais para tentar explicá-los.
Os argumentos de Aristótelespermaneceram até a Renascença.
O contexto histórico deste modelo se refere a alguns fatos, tais como, os Dez Mil mercenários que foram contratados para destruir o trono do rei da Pérsia na ÁsiaOcidental e a conseqüente derrota do exército grego para a Pérsia. Houve também o nascimento do filósofo Arquitas de Tarento, da Grécia, que fundou a mecânica. Foi o primeiro a usar o cubo em geometriaanalítica.

John Dalton (Século XIX )

Todo modelo não deve ser somente lógico, mas também consistente com a experiência. No século XVII, experiências demonstraram que o comportamento dassubstâncias era inconsistente com a idéia de matéria contínua e o modelo de Aristóteles desmoronou. Em 1808, John Dalton, um professor inglês, propôs a idéia de que as propriedades da matéria podem serexplicadas em termos de comportamento de partículas finitas, unitárias. Dalton acreditou que o átomo seria a partícula elementar, a menor unidade de matéria.
Surgiu assim o modelo de Dalton: átomos...
tracking img