Modelos atomicos - colegial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo do tempo foram propostos varios modelos atomicos. Segundo os filósofos gregos os átomos eram partículas bem pequenas e indivisíveis. No ano de 1808, John Dalton fixou a idéia de quetoda e qualquer tipo de matéria era formada por átomos. Varios modelos foram elaborados na tentativa de conseguir um modelo que melhor explicasse o átomo, porem, apenas três ganharam destaque:Thomson, Rutherford e Bohr.
Modelo Atômico de Thomson: Pudim de passas
Thomson diz que o átomo é a esfera de carga elétrica positiva, oca e nela se encontra carga negativa estática distribuídauniformemente, fazendo com que sua carga total seja nula

Modelo Atômico de Rutherford

Rutherford, foi para a Inglaterra buscar orientações de Thomson, através de experimentos e de seusestudos ele conseguiu bombardear uma fina lâmina de ouro com partículas alfa (núcleo do átomo de hélio) e a partir disso conseguiu perceber que a maioria das partículas alfas emitidas atravessavam alamina sem sofrer desvio e a outra parte sofria desvio. Com o experimento ele concluiu que o átomo possui um pequeno núcleo e uma grande região vazia, e ainda que elétrons possuíam cargasnegativas e que no núcleo encontrava-se cargas positivas. Rutherford propôs para o átomo de hidrogênio um modelo semelhante.
Modelo Atômico de Bohr
Em 1923, Niels Bohr conseguiu completar a propostade Rutherford adicionando a idéia de que os elétrons somente se movem ao redor do núcleo quando estão em um certo nível de energia. Sendo assim, um elétron poderia mudar de nível de energiasomente se ganhasse ou perdesse energia.
O fato de que se o elétron emitisse energia sem parar ele acabaria se chocando com o nucleo, podendo gerar um colapso, foi questionada e passou por muitasfomulacoes ate o cientista Louis de Broglie reformulá-la dizendo que os elétrons giram ao redor do nucleo, porem, ao contrario do que Bohr dizia, em orbitas não definidas.

Bibliografia:...
tracking img