Modelo e normas de manografia fai

10247 palavras 41 páginas
Acadêmicos da FAI.

O propósito deste material é o de permitir aos alunos dos últimos anos dos cursos da FAI acesso aos subsídios necessários à formatação de sua Monografia e TCC, a partir das normas técnicas vigentes. Trata-se de indicações normativas baseadas em interpretações sobre NBR 6023 e 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), agosto de 2002, com padrão FAI.

Ao servir de referencial aos alunos, constituir-se-á também num instrumento de avaliação a ser utilizado pela Banca Examinadora na apreciação das monografias e trabalho de conclusão de cursos. Assim se procurou ater apenas aos elementos aplicáveis à fase de elaboração e confecção final do trabalho monográfico. Indicaram-se a estrutura básica e os elementos essenciais necessários.

Deste modo, antes de iniciar a escrita do texto, é muito importante conceber-se o esqueleto do trabalho monográfico. Além disso, faz-se necessário identificar a natureza e a função de cada parte e elemento.

Costuma-se dividir o corpo geral do trabalho monográfico em três partes: pré-texto, texto e pós-texto. Cada parte possui, por sua vez, os seus elementos básicos, necessários para a adequada formalização do conteúdo.

Os elementos do pré-texto são: folha de capa, folha de rosto, folha de aprovação (Banca Examinadora), folha de dedicatória, folha de agradecimento, folha de sumário, folha de sigla e folha de abreviatura. Estão localizados no início do trabalho monográfico, são as primeiras peças do trabalho monográfico.

O texto é constituído de três divisões distintas, contudo harmonicamente estruturadas. São elas: a introdução, o desenvolvimento (capítulos) e a conclusão. Na verdade, elas compõem o corpo de redação do trabalho monográfico.

Por fim, o pós-texto. Constitui-se de um conjunto de elementos acessórios, cuja finalidade é a de servir de suporte documental ao trabalho monográfico realizado. Os seus elementos são: referências (fontes, periódicos e livros), anexos e

Relacionados