Modelo toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O sistema Toyota busca a elevação da velocidade da produção e a melhoria da qualidade utilizando de vários meios de administração, ultiliza por exemplo, o Just-in-time/kaban, dito por outra forma, o perfeito nexo das ações e reações do corpo físico e mental, levando reificação do ser humano ao seu limite maximo, que alem dos círculos de trabalho, contribui para a construção do“homem coisa” a aplicação da pedagogia dos ‘cinco porquês” e a redução estoques.
A ideologia toyotista ultrapassa as fronteiras nacionais e internacionais. Vemos como flexibilização do trabalho, os contratos temporários e precários para docentes e funcionários, em respeito a racionalidade taylorista, para se economizar custos, a gestão empresarial significa separar a concepção da execução.
Ficaclaro, que o que acontece que o que acontece é considerado a Segunda Revolução Industrial, é a realidade do taylorismo-fordismo, como método de racionalização da produção - técnica social de controle.
Para que seja resumido, o fordismo apenas avança o taylorismo uma vez que nas esteiras da Toyota os componentes e as peças são montadas por seres humanos,a esteira não deixa de ser um simplesprocesso de manutenção mecânica.

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA

As principais características são: A mecanização flexível, dinâmica e oposta ao fordista. A mecanização flexível produz somente o necessário, contrariando o fordismo que produz o máximo possível. A produção toyotista é flexível a demanda do mercado. A multifuncionalização, que se basea na mecanização flexível e naprodução para os mercados segmentados, para que fosse atingido tal objetivo, os japoneses investiram na educação e qualificação de seu povo e o toyotismo deixando de lado a divisão do trabalho sempre pensando no enriquecimento do trabalho. A implantação de sistema de qualidade total, onde através de palestras de grandes especialistas, difundiu-se o aprimoramento do modelo norte-americano, onde setrabalha com pequenos lotes de matérias primas muito caras, no toyotimos, o controle de qualidade se desenvolve por meio de todos os trabalhadores em todos os pontos do processo produtivo. Sistema jus in time, foi descoberto pelo o engenheiro japonês Eili Toyoda em visitas industrias automobilísticas americanas, o reflexo do toyotismo no mundo gerou algumas fragilidades trabalhistas, pois aflexibilidade exige uma qualificação muito alta e sempre focando a redução de custos. Daí surge o sistema jus in time,que visa envolver o produção como um todo, sendo seu objetivo produzir o necessário, na quantidade e no momento necessário, que foi vital para a fase de crise econômica. Personalização do produto, a fabricação sempre tem que atender o gosto do cliente. Controle visual, uma pessoa exclusivapara supervisionar as etapas de produtivas.

3. A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA

Na Toyota todos os empregados devem serem eternos insatisfeitos, sempre buscando a qualidade. Sempre se trabalha em grupo, a Toyota investe nos funcionários desde a contratação com treinamentos ( de inicio cinco meses antes de assumir seu posto), 30 dias para conhecer a cultura da Toyota, 2 meses nafabrica para conhecer as montagens dos carros e o restante em uma concessionária, para sentir as necessidades dos clientes. A vantagem do trabalho em grupo é que todas as pessoas possuem pontos fortes e fracos, sendo assim sempre o mais fraco terá suporte do mais forte. Em grupo a oportunidade de trocas de idéias os deixando cada vez mas seguros contra os obstáculos que possam aparecer.
O contrasteentre os grandes executivos da Toyota e os das outras empresas, esta no fato de que os lideres dos concorrentes não se tornaram Chief Executive Officer – CEO, devido aos progressos e promoções internas, pelo contrario eles são contratados de fora para um tudo ou nada. A Toyota desenvolve os seus CEOs internamente, há um progresso e promoção dos lideres através de preparação sempre acompanhada...
tracking img