Modelo swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

ANALI OLIVEIRA
JONAS F. LUCCAS
MARIANA IANEZ
NATASHA LOPES

LEXMARK: análise empresarial

São Paulo
2012
ANALI OLIVEIRA
JONAS F. LUCCAS
MARIANA IANEZ
NATASHA LOPES

LEXMARK - análise empresarial

Trabalho referente à matéria de Introdução à Administração, ministrada pela professora Isabella F. Gouveia de Vasconcelos, como parte da grade curricular do curso deAdministração de Empresas, cursando no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

São Paulo
2012
RESUMO

A análise dos modelos empresariais é vital para a criação de projetos de gestão inteligentes e assim, para o crescimento da empresa. Neste assunto entram a Teoria da Contingência e o Modelo SWOT. A teoria da contingência nos mostra qual é o melhor modeloorganizacional para a empresa analisada e assim, nos permite a aplicação do modelo SWOT, que nos ajudará a perceber pontos positivos e negativos interna e externamente à empresa. No caso da empresa Lexmark, observamos que são aplicados diferentes modelos em cada área da empresa: no desenvolvimento dos cartuchos e impressoras é necessária a aplicação de um modelo orgânico, com discussão de ideias edesenvolvimento coletivo. Já na parte de produção, é aplicado o modelo mecânico, para produção em massa, apesar da alta tecnologia aplicada. Na aplicação do modelo SWOT, analisamos que a empresa possui bons pontos fortes, como a quantidade de filiais pelo mundo, força da marca e grande disponibilidade de capital. Nas fraquezas internas, averiguamos que a principal seria o preço dos produtos: ainda há umadiferença entre o preço da Lexmark e das concorrentes. Ao se considerar os fatores externos, vê-se que a empresa tem uma grande ameaça: a constante tendência à sustentabilidade, causando a queda do uso do papel e da impressão, ao mesmo tempo em que possui uma boa oportunidade: o crescente mercado de tecnologia móvel, que pode propiciar oportunidades para a empresa.

Palavras-chave: Modelo SWOT,Teoria da Contingência, Lexmark.

SUMÁRIO

* 1. INTRODUÇÃO 3

* 2. HISTÓRIA DA LEXMARK 4
2.1 A Lexmark na atualidade 4

* 3. A TEORIA DA CONTINGÊNCIA ESTRUTURAL 5
3.1 Aplicação da Teoria da Contingência 5

* 4. O MODELO SWOT 6
4.1 Aplicação do Modelo SWOT 6

* 5. CONCLUSÃO 7

* 6. REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo aplicar o conhecimento teórico aprendidonas aulas de Introdução à Administração, ministradas pela professora Isabella F. Gouveia de Vasconcelos. A empresa escolhida foi a gigante Lexmark, famosa na área de tecnologia, voltada especificamente para a impressão.
Com as últimas mudanças de mercado e constantes atualizações nesta área, a Lexmark vem sendo superada pelas suas concorrentes e perdendo espaço, principalmente na área dafabricação de cartuchos.
No capítulo seguinte será explicada resumidamente a história da empresa, seus principais produtos e sua situação empresarial hoje. Após, serão explicados e aplicados os conceitos de Teoria da Contingência e Modelo SWOT.

2. HISTÓRIA DA LEXMARK

A Lexmark já esta no mercado a mais de 20 anos e nasceu a partir de um desdobramento da empresa IBM, quando a mesma adquiriu sua área deprodutos de impressão. Diretamente ligada ao desenvolvimento, transformação da matéria prima, fornecimento de produtos e soluções de impressão para o uso dentro das casas ou das empresas.
Seus primeiros produtos lançado no mercado, utilizando sob licença a marca IBM, foram a IBM Personal Printer Series II e a IBM 4226, que fazem parte até os dias de hoje do portfólio da empresa.
Em 1992, pouco depoisde lançar seus dois primeiros produtos no mercado, incorporaram o slogan “Make your Mark” (Deixe a sua marca) e sua marca e logotipo conhecidos ate hoje. Logo após lançaram sua Primeira impressora a jato de tinta, a IBM Color Jetprinter PS 4079, custando em média U$S 3.495. E em 1994, sob a denominação LEXMARK, desenvolvida internamente, é criada a Execjet IIc com jato de tinta colorido.
Não...
tracking img