Modelo relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução teórica

Aproximando um canudo ou uma caneta de corpos leves, como por exemplo, pequenos pedaços de papel alumínio, veremos que nada acontece. No entanto, se atritarmos o canudo, ou a caneta, com um pedaço de papel toalha e aproximarmos novamente esses objetos dos pequenos pedaços de papel alumínio, veremos que o papel alumínio será atraído pelo canudo, ou a caneta, depois deatritado com o papel toalha. Com essa observação, conclui-se que o canudo ou a caneta, quando atritados, adquirem uma propriedade nova, que não possuíam antes de serem atritados.
O filosofo grego Tales observou esse fenômeno pela primeira vez aproximadamente há 25 séculos, ele observou que o âmbar após ser atritado atraia pequenos pedaços de palha. O médico inglês William Gilbert verificou o mesmoque Tales 19 séculos depois, para indicar que esses corpos estavam se comportando como o âmbar, Gilbert dizia que estavam eletrizados. Isso porque em grego o âmbar se chama eléctron, e com a palavra eletrizado ele queria dizer "que o objeto tinha o mesmo comportamento do eléctron. Até hoje mantemos essas expressões: chamamos corpo eletrizado àquele que está com a propriedade de atrair ou repeliroutros corpos, isto é, que manifesta eletricidade e chamamos corpo neutro àquele que não está eletrizado.
Hoje sabemos que todos os corpos se eletrizam, sendo que uns com mais facilidade que outros.
As substâncias são “divididas” em dois grandes grupos, as que isolam a eletricidade, são chamadas isolantes e as que conduzem a eletricidade, são chamadas condutoras. Os condutores mais comuns são: osmetais, o carbono, as soluções aquosas de ácidos, bases e sais, os gases rarefeitos, os corpos dos animais e os isolantes mais comuns são: vidro, louça, porcelana, borracha, madeira seca, algodão, seda, lã, parafina, resinas, etc.
Quando uma pessoa segura com as mãos um bastão de metal, a eletricidade desenvolvida no metal passa pelo corpo do observador e se escoa para a terra. E claro que isso sóé possível porque o corpo humano é condutor e a terra também é condutora. Todas as vezes que um corpo eletrizado é colocado em contato com a Terra, a eletricidade do corpo passa para a terra.
Os corpos eletrizados exercem todos ações idênticas, mas não iguais. Sabemos que há dois tipos de eletricidade diferentes. A partir de experimentos, pode-se concluir que quando o vidro exerce força deatração, o enxofre exerce força de repulsão, após serem atritados com a seda. Todos os corpos podem ser divididos em dois grupos: uns comportam-se do mesmo modo que o vidro atritado com seda e outros como o enxofre atritado com seda. Daí a distinção de duas espécies de eletricidade.
Arbitrariamente se chamou eletricidade positiva àquela que aparece o vidro atritado com seda; eletricidade negativa,àquela que aparece no enxofre atritado com seda.

2. Objetivo
Verificar os tipos de cargas e as forças que atuam entre hastes de polipropileno, hastes acrílicas, placas de policarbonato e folhas de plástico quando atritadas com papel.

3. Material utilizado
3.1 Eletrização por Contato- Demonstração dos tipos de cargas em corpos atritados

01 Haste de polipropileno (cinza);
01 Haste de acrílica(transparente);
01 Lâmpada;
Folha de papel áspero, seco (papel toalha, usada para friccionar as hastes de polipropileno e de acrílica, a folha de acetato e a placa de policarbonato);
01 Placa de policarbonato;
01 Folha de acetato;

3.2 Efeito da Força Elétrica - Força entre corpos carregados

01 Haste de polipropileno (cinza);
01 Haste de acrílica (transparente);
01 Lâmpada; Folhade papel áspero, seco (papel toalha, usada para friccionar as hastes de polipropileno e de acrílica, a folha de acetato e a placa de policarbonato);
01 Placa de policarbonato;
01 Folha de acetato;
01 Base do eletroscópio;
01 Grampo para as hastes redondas;
01 Haste de metal;
01 Tira condutora;
01 Suporte da borracha com orifício para as hastes;
Fita adesiva;
01 Par de pêndulos;...
tracking img