Modelo relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEXO B - Normas para elaboração do relatório final - estágio curricular supervisionado

1 INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 CONCEITO
Relatório é o documento utilizado para expor os resultados de atividades variadas. É um relato formal com informações sistematizadas. Nestas apresenta conclusões e traça as devidas recomendações.
O Relatório do Estágio Curricular é a forma de documentar o que o alunorealizou, enquanto estagiário, em cumprimento ao que está disposto nas normas específicas do manual de estágio.

1.2 OBJETIVOS
O Relatório Final de Estágio Curricular tem por objetivos:
a) informar de maneira organizada o desempenho e as atividades desenvolvidas pelo aluno durante o estágio curricular no campo, de acordo com o que foi estabelecido no Plano Individual de estágio.
b) identificarpontos críticos para a reestruturação do currículo escolar, através das informações prestadas pelos alunos;
c) documentar oficialmente o estágio, como material de estudo e pesquisa para o acervo da Biblioteca do ILES/ULBRA.

1.3 PONTOS BÁSICOS
• O relatório final é um trabalho individual para conclusão do curso de graduação, de caráter obrigatório.
• A elaboração exige bastante rigor,demandando certo tempo e atenção do estagiário.
• Ao começar o estágio, deve fazer uma seleção adequada de Referências, como apoio ao desenvolvimento das atividades. Fazer a leitura durante o tempo do estágio, o que será útil para a fundamentação teórica do relato.
• É importante também fazer as anotações do que ocorre no campo, as atividades, os problemas e as soluções encontradas etc.
• Ao final doestágio, elaborar o documento atentando aos pontos que necessitam ser seguidos para uma apresentação escrita e oral, correta e impecável.

1.4 CONTEÚDO
O texto a ser escrito consta do que, quando e como ocorreu o estágio, com ênfase nas experiências vivenciadas, exposto de maneira tal que qualquer pessoa que leia o documento tenha uma idéia clara de como transcorreu. Será escrito como seestivesse contando uma estória. O plano individual de estágio é norteador das atividades a serem desenvolvidas, conforme o cronograma proposto. Deve ser mostrado como se trabalhou este planejamento feito no início. As atividades não podem ser simplesmente descritas: serão objetos de análise, reflexão e os pontos onde se assentam as conclusões.
Observe-se o seguinte:
a) o relato deve mostrar aexpressão de pensamento com clareza e objetividade;
b) a comunicação é sempre correta;
c) a capacidade de síntese será demonstrada em um estilo formal;
d) os fundamentos teóricos relacionados com a análise e síntese das atividades do estágio devem ser expostos, pautados nas Referências previamente selecionada e já demonstrada no Plano de Estágio. Podem ser feitos acréscimos, adequados eespecificamente, de preferência obras clássicas e autores modernos já reconhecidos, artigos científicos etc.;
e) não omitir qualquer dado importante e essencial, para que se tenha claro o início, o desenvolvimento, o final do estágio e como realmente aconteceu.

1.5 LINGUAGEM
Deve ser despojada, objetiva, clara e concisa com o uso preferencialmente da terceira pessoa impessoal ou terceira pessoa do plural.Observar:
a) o emprego correto do idioma;
b) o uso de um estilo formal, sem se mostrar pedante ou afetado;
c) a aplicação adequada de termos técnicos, incomuns ou complexos;
d) evitar-se as digressões, os lugares - comuns e as frases feitas;
e) o uso inadequado de maiúsculas para chamar a atenção;
f) o uso de citações de forma devida;
g) não se fazer afirmativas sem comprovação, cumprindosempre citar-se as fontes de informação;
h) usar dados numéricos no lugar das expressões muitos, poucos, alguns, lembrando que números até cem se escrevem por extenso.

1.6 EXATIDÃO
As informações serão precisas, fidedignas, não deixando quaisquer dúvidas quanto à sua veracidade. Quem elabora um relatório é o responsável pelo conteúdo, quadros estatísticos e gráficos, citações etc. Por isso,...
tracking img