Modelo relatorio audiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Software como serviço
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Software como serviço, do inglês Software as a service, é um instrumento mercadológico para fornecer um software, em forma de um serviço ou prestação de serviços.
O software é executado em um servidor, não sendo necessário instalar o sistema no computador do cliente, bastando acessá-lo por meio dainternet. Como exemplo, tem-se o Google-Docs que oferece um pacote de programas de escritório.
Isso implica diretamente na forma de gerar receita com a distribuição de um sistema. No modelo de software, vende-se um produto e recebe-se por ele ao entregá-lo ou durante seu desenvolvimento cobrando geralmente altos valores sobre ele. No modelo de serviços, se desenvolve uma solução sem cobrar nada docliente e depois ela será disponibilizada na internet para que vários clientes possam usufruir de seus serviços, nesse caso, o cliente irá pagar uma locação que lhe dá direito de uma certa quantidade de tempo ou quantidade de utilização ou pagará para cada vez que usufrui de um serviço.
A curto prazo. O modelo de software é mais caro e lucrativo. A longo prazo, o SaaS passa a ser mais vantajosopara o fornecedor e seu cliente.
Como exemplo, tenha em mente um sistema de controle de emails.
Se um cliente entra em contato com uma empresa para que esta desenvolva uma solução, a empresa vai cobrar cerca de $$2.000,00 para desenvolver tal software e o mesmo será de propriedade do cliente.
Se uma empresa desenvolve a solução, a solução será da empresa e poderá vender o produto quantas vezesquiser cobrando os mesmos $$2.000,00.
Se uma empresa desenvolve a solução e disponibilizá-la na internet dentro de seu próprio servidor e não cobra nada para seus clientes se cadastrarem, nada para receber email e com um limite de 99 GB de armazenamento, mas vai cobrar pelo envio de email a quantia de $$0,01 e a mensalidade de $$10,00 por outros serviços adicionais, aí fica caracterizado a obtençãode receita através de SaaS.
O SaaS quando utilizado de forma inteligente possibilita ganhos de receita variável que a longo prazo são mais viáveis que a venda de software comum. Pois cobrando-se como serviço, não pesa no bolso do cliente, podendo-se obter uma quantidade infinita de novos consumidores.
O dono do software continua sendo a empresa que a produziu e seus clientes sempre terão asolução mais atualizada a custos viáveis.
Apesar do nome similar, não deve ser confundido com Web Services, que diz respeito a modularização, reaproveitamento e integração de processos de sistemas heterogêneos. Mas de qualquer forma, é interessante que alguns sistemas que utilizem da teoria SaaS disponibilizem seus serviços através de Web Services, dessa forma, seus serviços poderão ser utilizados emoutros sistemas, sem precisar de intervenção humana, gerando novos tipos de produtos e serviços automatizados.
Os conceitos de Saas (Software como um Serviço) e HaaS (Hardware como um serviço) estão se difundindo rapidamente com o novo modelo de computação conhecido como cloud computing.
A solução SaaS é indicada principalmente para Pequenas e Médias empresas pois permite que elas tenham acessoa boas soluções de tecnologia sem que façam grandes investimentos em hardware e infraestrutura.
O que é SaaS - Software as a Service?
SaaS (software-as-a-service) é o modelo onde as empresas deixam de comprar licenças e passam a ser “assinantes” dos softwares, que são acessados pela internet. Conheça os prós e os contra.
Nesse modelo, as empresas deixam de comprar licenças e passam a ser“assinantes” dos softwares, que são acessados pela internet. Nas pequenas e médias empresas, por exemplo, o novo modelo vai permitir acesso a softwares que antes eram quase proibitivos, devido ao custo inicial (licença e hardware) e de manutenção (versões e suporte), como no caso dos atuais softwares de gestão empresarial (ERP).
BenefÍcios
1. Redução de Custo: Não é necessária compra de...
tracking img