Modelo Relat rio FUNQUI 1

628 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE-ES
CURSO TECNOLOGIA EM CAFEICULTUA
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA
PROF. LUCIANO MENINE

CINÉTICA: VELOCIDADE DE REAÇÃO

GRUPO:
MARIA KAROLINA DA SILVA BARBOSA
MIRIAN GOMES DA SILVA
URIAS RAMOS SANTANA

Alegre 2015
I. TÍTULO
Cinética: velocidade de reação.
II. OBJETIVOS
Estudar a velocidade das reações químicas, e para isso é preciso o conhecimento de: o desenvolvimento de métodos experimentais que permitam medir as velocidades das reações, o estudo dos fatores que influenciam nas velocidades das reações; e o estudo do “caminho” percorrido pelas reações.

III. INTRODUÇÃO

A cinética está relacionada a “movimento”, quando pensamos nela da forma que a física nos ensinou a pensar. Entretanto, nas reações químicas, não há movimento, mas sim mudanças de concentração, e esta é a base de nossos estudos.

O termo “cinético químico” é utilizado para descrever o estudo quantitativo das variações de concentração com o tempo quando ocorre uma reação química. O estudo cinético em sua quase totalidade depende de valores experimentais da reação que está sendo estudada. A velocidade de uma reação é definida como sendo a variação da concentração de um reagente por unidade de tempo. Essas concentrações são normalmente expressas em mol por litro (mol/L), e o tempo em minutos (min) ou segundos (s).

IV. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
A primeira etapa dos experimentos foi verificar se a solução em questão era uma base ou um ácido, para isso foi numerado oito tubos de ensaio e em seguida foi adicionado os seguintes indicadores de ácidos e bases, de acordo com a tabela 1 em resultados experimentais.

Em seguida foi realizada uma pratica para definir a força dos ácidos. Consistia em introduzir eletrodos na solução e observar a intensidade da luminosidade da lâmpada, assim quanto mais forte mais íons na substancia e caso não acenda indica a falta de íons na substancia. Os resultados podem ser observados na Tabela 2 em

Relacionados