Modelo psicanalitico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO PSICANALÍTICO
A psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud, psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entremuitas outras formas de psicoterapia.
O modelo psicanalítico da mente considera que a atividade mental é baseada no papel central do inconsciente dinâmico. O contato com a realidade teórica da psicanálisepõe em evidência uma multiplicidade de abordagens, com diferentes níveis de abstração, conceituações conflitantes e linguagens distintas. Mas isso deve ser entendido em um contexto histórico culturale em relação as próprias características do modelo psicanalítico da mente.
MODELO INTERPESSOAL
A Teoria do Relacionamento Interpessoal em Enfermagem (Peplau, 1993) descreve relações entre aenfermagem e o paciente. Neste estudo objetivou-se analisar a adequação desta teoria para aplicação em grupos conduzidos por enfermeira. Estudo analítico apoiado em modelo de análise de teorias deenfermagem. A psicoterapia interpessoal é um tratamento por tempo limitado, desenvolvido para tratar a depressão e que ainda não foi estudado no tratamento de episódios depressivos em pacientes comesquizofrenia. Estes pacientes estão freqüentemente submetidos a disputas interpessoais, perdas, transições de papéis e déficits nas relações interpessoais, o que está associado ao surgimento de episódiosdepressivos. Os autores propõem o uso da psicoterapia interpessoal, com adaptações, como adjuvante no tratamento da depressão em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia, a partir do estudo de três casosclínicos.
MODELO SOCIAL
O modelo social da deficiência estruturou-se em oposição ao modelo médico da deficiência, que reconhece na lesão, na doença ou na limitação física a causa primeira dadesigualdade social e das desvantagens vivenciadas pelos deficientes, ignorando o papel das estruturas sociais para a sua opressão e marginalização. Entre o modelo social e o modelo médico há diferença na...
tracking img