Modelo propostas pedagógicas

Páginas: 11 (2622 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
PROPOSTA PEDAGÓGICA:
ENSINO FUNDAMENTAL
DE NOVE ANOS

Serra Talhada, Setembro / 2010

“...mire, veja: o mais importante e bonito do mundo é isto; que as
pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas,
mas que elas vão sempre mudando.
Afinam ou desafinam. Verdade maior.
É o que a vida me ensinou.”
Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas

JUSTIFICATIVA
A opção para oEnsino Fundamental de nove anos segue a tendência das famílias e dos sistemas de ensino de inserir progressivamente as crianças de 6 anos na rede escolar. O direito de todas as crianças perpassar os ciclos / anos que compõem a escola fundamental é uma conquista recente e importante. Está expresso, por exemplo, na declaração dos Direitos Humanos (1948), no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), emnossa Constituição Brasileira (1988) e, mais recentemente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96). Com isso, pretende-se que a escola seja para todos e que nela as crianças possam formar valores, normas e atitudes favoráveis à sua cidadania e dominar competências e habilidades para o mundo do trabalho e da vida social, nos termos em que hoje se expressam.
A inclusão, mediante aantecipação do acesso, é uma medida contextualizada nas políticas educacionais focalizadas no Ensino Fundamental. Assim, observadas as bases legais, elas podem ser implementadas positivamente na medida em que podem levar a uma escolarização mais construtiva. Isto porque a adoção de um ensino obrigatório de nove anos iniciando aos seis de idade pode contribuir para uma mudança na estrutura e na culturaescolar.
O objetivo de um maior número de anos de ensino é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem mais ampla.
Seu ingresso no ensino Fundamental não pode constituir-se em medida meramente administrativa. O cuidado na seqüência do processo de desenvolvimento de ensino aprendizagem e a interação com afamília são questões relevantes para a transformação.
Implantar um Ensino Fundamental, agora de nove anos, leva necessariamente a repensá-lo no seu conjunto. Assim, esta é uma oportunidade preciosa para uma nova práxis dos educadores, sendo primordial que ela aborde os saberes e seus tempos, bem como, os métodos de trabalho, na perspectiva das reflexões. Ou seja, os educadores são convidados auma práxis que caminhe na direção de uma escola de qualidade social.
A Escola ______________________________________________ pautada na Lei nº 11.274 de 6 de fevereiro de2006, amplia e garante a inclusão de crianças de 6 anos de idade ingressando no ensino fundamental de 9 (nove) anos de estudo, administrando uma proposta curricular que assegure as aprendizagens necessárias à continuação, comsucesso, nos estudos.

Ensino Fundamental
Ensino Fundamental I - Anos Iniciais Ensino Fundamental II - Anos Finais
1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
OBJETIVO
O objetivo é assegurar a todas as crianças tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprendizado e, com isso, formação mais ampla. No entanto, não se trata de transferir para as crianças deseis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série, mas de conceber uma nova estrutura de organização dos conteúdos num Ensino Fundamental de nove anos, considerando o perfil dos alunos. Isso significa que os processos educativos precisam ser adequados à faixa etária das crianças ingressantes para que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental aconteça de formacontextualizada no processo ensino aprendizagem.
Pode-se dizer, então, que uma educação voltada para tais perspectivas precisa ser pensada também com o foco voltado para:
 O ser humano como ser de múltiplas dimensões;
 Todos aprendem em tempos e em ritmos diferentes;
 O desenvolvimento humano é um processo contínuo;
 O conhecimento deve ser construído e reconstruído, processualmente e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propostas pedagógicas
  • Proposta Pedagógica
  • Proposta pedagógica
  • Proposta Pedagogica
  • PROPOSTA PEDAGÓGICA
  • Proposta pedagogica
  • proposta pedagogica
  • Proposta pedagogica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!