modelo projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
CURSO DE PEDAGOGIA
ALDENICE LIMA DE SOUSA
EDUCAÇÃO NO FORTALECIMENTO IDENTITÁRIO DOS JOVENS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ASSENTAMENTO NOVA DESCOBERTA NO MINICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS – MA.
Imperatriz
2009
ALDENICE LIMA DE SOUSA
EDUCAÇÃO NO FORTALECIMENTO IDENTITÁRIO DOS JOVENS DA AGRICULTURA FAMILIARNO ASSENTAMENTO NOVA DESCOBERTA NO MINICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS – MA.
.
Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz como pré-requisito para realização da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientadora: Carmem Barroso Ramos

Imperatriz
2009
SUMÁRIO
1 IDENTIFICAÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS DA PESQUISA
3.1 Geral
3.2Específicos
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5 METODOLOGIA
6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 IDENTIFICAÇÃO
Universidade:
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
Curso:
Pedagogia, VIII período.
Disciplina:
Monografia
Tema:
Educação e o Fortalecimento identitário dos Jovens da Agricultura Familiar no Cerrado Sul Maranhense.
Título
Educação rural: A busca da identidade dojovem na agricultura familiar no Assentamento Nova Descoberta.
Autora:
Aldenice Lima de Sousa
Período:
Agosto de 2009 a Setembro de 2010
Orientadora:
Carmem Barroso Ramos
2 JUSTIFICATIVA
Hoje, muito se tem falado em agricultura familiar como grande propulsora de desenvolvimento sustentável quanto aos aspectos de abastecimento e segurança alimentar dos mercados internos brasileiros e pelomodo (sistemas e sub-sistemas) de produzir em micros e pequenas escalas com diversificação agroextrativista (integração de culturas vegetais, animais e minerais) e consideravelmente agregando o valor do meio ambiente preservado e conservado por este segmento de trabalhadores e trabalhadoras rurais, contudo, esse tema não surgiu nos tempos atuais. A prática, o modo e a cultura de produzir naagricultura coletivamente, vêm desde os povos primitivos com o seu advento, que logo em princípio é caracterizada pela prática coletiva familiar que permanece viva até hoje. Agora, existem várias formas de se caracterizar e aprofundar aspectos que estrategicamente estariam lhe conferindo o grau de importância necessária para uma vivência realmente sustentável deste segmento: EDUCAÇÃO E JUVENTUDE RURAL.Diante do exposto, esta proposição referendada em um projeto de pesquisa abordará a temática: Educação no Fortalecimento identitário dos Jovens da Agricultura Familiar, no Assentamento de Reforma Agrária NOVA DESCOBERTA, situada no município de São Raimundo das Mangabeiras e esta no Sul do Maranhão. Tal reflexão vem da preocupação em contribuir na consolidação e fortalecimento desse elementoimportantíssimo da Agricultura Familiar: OS JOVENS.
A escolha deste tema se deve a uma identificação muita grande em relação ao trabalho na agricultura, considerando o fato que sempre se conviveu com essa prática de trabalho no âmbito familiar. Existe muita vontade e compromisso em contribuir no aprimoramento dessa prática que não se resume apenas em trabalhar com uma única família, mas em toda umacomunidade. Sendo que se acredita em uma sociedade onde as pessoas possam trabalhar para si próprias, onde não exista quem mande e quem obedeça, mas que se fortaleça um trabalho coletivo, cada um trabalhando para melhorar as condições uns dos outros, todos juntos seguindo a mesma direção, ou seja, lutando por uma sociedade mais justa.
Diante disso, uma das questões de maior inquietação é emrelação à educação dos jovens, que foi o grande motivador da escolha do tema citado à cima. Com isso, gostaria de saber se educação no meio rural está contribuindo para o fortalecimento identitário dos jovens da agricultura familiar?
Para que seja respondida essa indagação necessita-se primeiramente de uma fundamentação teórica da trajetória da agricultura familiar e como está sendo trabalhada a...
tracking img