Modelo projeto social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto





PROJETO: ENSINANDO PARA A VIDA







SUMÁRIO
Introdução............................................................................................................02
Desenvolvimento.................................................................................................03Conclusão............................................................................................................11
Referência...........................................................................................................11
1 DADOS DA INSTITUIÇÃO:

Razão Social:
Nome fantasia:
Endereço:
Cidade:
Telefone:
CNPJ:
Email:
Nome do Representante:

1.1 BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

2 Dados do projeto:
Título do projeto:
Local de desenvolvimento dasatividades:

2.1 DIAGNÓSTICO DA REALIDADE:
Ao atingir a maioridade (18 anos) ocorre a desinstitucionalização, ou seja, as adolescentes devem deixar a Instituição, algumas voltam para família de origem, outras têm que enfrentar sozinha essa nova fase. A construção de um projeto de vida consciente por parte das adolescentes se faz necessária, as escolhas tomadas por elas nessa fase irão refletir na suavida futura.
Através de um questionário aplicado a 15 adolescentes ficou claro ás dúvidas, medos e anseios que elas estão vivendo nessa fase, todas sabem o que culminou seu Acolhimento na Instituição (pais dependentes químicos, alcoolistas, abandono e negligência familiar, família numerosa com grande quantidade de filhos o que dificulta a manutenção e provimento adequado das necessidades básicasda família), porém gostariam de fazer diferente, ter uma realidade distinta da vivida por seus pais visando um futuro melhor e promissor.

3 Objetivos:
3.1 Objetivo geral:
Trabalhar a expectativa de vida das adolescentes no sentido de prepará-las para a sua saída da Instituição de Acolhimento, através de uma abordagem educativa dar apoio e orientação as adolescentes explicando sobre situações etemas presentes no seu cotidiano.

3.2 Objetivo específico:
Esclarecer sobre o uso de drogas (lícitas e ilícitas) e seus efeitos no organismo;
Enfatizar a importância dos estudos e da capacitação profissional para o mercado de trabalho;
Orientar sobre a importância do planejamento familiar, métodos contraceptivos e prevenção da gravidez na adolescência;
Explicar sobre as doençassexualmente transmissíveis, formas de contágio e prevenção.

4 Justificativa:
Após conversa com a responsável pela Instituição ficou explícito que uma das dificuldades da Instituição seria um trabalho mais focado com as adolescentes, uma vez que elas estão numa fase de desenvolvimento que necessita de maior atenção e orientação.
O diagnóstico social mostra que a maioria delas não imagina como será suavida fora da Instituição, não se consideram preparadas para isso e tem dúvidas quanto aos seguintes temas: Drogas e os seus efeitos no organismo; O que fazer quando terminar o Ensino Médio; Sexualidade; Quais Métodos contraceptivos mais seguros e Doenças sexualmente transmissíveis.
A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. Falar abertamente sobre essestemas é de grande relevância e a ação preventiva é importante, para que essas jovens tenham mais consciência, uma vez que elas apresentam na família um elevado percentual de natalidade, analfabetismo e dependência química.
Sabemos também que a sexualidade é inerente à vida humana e os jovens estão iniciando cada vez mais cedo sua vida sexual, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) indicam que o número de adolescentes grávidas está crescendo no país. Entre 2011 e 2012, o total de filhos gerados quando as mães tinham entre 15 e 19 anos foi de 4.500 para 8.300. Ainda segundo o IBGE, nessa faixa de idade 18% das mulheres já engravidaram ao menos uma vez.
Diante desse fato a educação sexual revela-se como a maneira mais eficaz de combater uma gravidez precoce e as...
tracking img