Modelo pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PERFIL DOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEMAT NO ANO DE 2010

Pré-Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Metodologia Científica, como pré-requisito para a conclusão da mesma, no âmbito do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.

Prof. Responsável: Kapitango-a-Samba

Universidade do Estado de Mato Grosso

Barra do Bugres – 2010

SUMÁRIO

1.Introdução, Objetivos e Justificativa ----------------------------------------------------------- 1

2. Problema de Pesquisa e Hipótese ------------------------------------------------------------- 2

3. Procedimentos Metodológicos ------------------------------------------------------------------ 3

4. Cronogramas das Atividades de Pesquisa --------------------------------------------------4

5. Referências ------------------------------------------------------------------------------------------ 5

1 – INTRODUÇÃO, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Nosso trabalho é desenvolvido juntamente com a turma de calouros da matemática no ano de 2010, nossa indagação principal é referente aos motivos de escolha pelo curso de licenciatura em matemática na Unemat.

É claro que como a pesquisase limita a um levantamento de uma única turma, e não envolve gastos de recursos financeiros altos, existe a possibilidade de obtermos uma grande precisão em relação aos resultados, exceto pelo fato de que não estudaremos a turma do segundo semestre de 2010. Por outro lado os estudantes entrevistados podem mudar suas opiniões e concepções durante o decorrer do curso.

Como acadêmico do mesmocurso e já no último observamos inúmeras vezes que alguns alunos só estão ali devido as falta de opções relativas à existência de outros cursos na região, entretanto conhecemos também alguns que, de fato escolheram este curso porque encontraram afinidade com a matemática. A nossa idéia é verificar se entre os ingressantes do ano de 2010 isso ocorre e como ocorre.

É claro que nosso trabalho é validopara os ingressantes de 2010, no entanto estes já podem apresentar opiniões diferentes dos ingressantes anteriores ou posteriores, no entanto, estas questões quando colocadas diante dos calouros reflete a opinião das pessoas que vão escolher o curso ou não. É muito importante saber quais motivos e perspectivas levariam jovens a optar por este curso, isso poderia contribuir para que fossem criadasnovas políticas em função da divulgação e incentivo a escolha pelo cursos de licenciatura em matemática da Unemat.

Este trabalho é de fato um a pesquisa científica, um levantamento feito no primeiro semestre de 2010, com o intuito de sintetizar alguns elementos que venham a serem úteis às políticas de melhoria e alterações feitas no curso e também para quebrar alguns paradoxos em relação aomesmo.

2 – PROBLEMA DE PESQUISA E HIPÓSTE

Estamos interessados em saber quais as razões que levaram os atuais calouros de licenciatura em matemática a optarem por esse curso. A nossa pergunta é “Quais as razões que motivam uma pessoa a optar por um curso de licenciatura em matemática?”, no entanto, queremos estudar as opiniões apresentadas pelos alunos em um questionário por nós elaborados etecer um estudo sobre o perfil de tais alunos.

Consideramos que nosso estudo pode apresentar algumas limitações, no entanto motivos como, viabilidade econômica, logística, etc. não nos preocuparão, pois a exeqüibilidade de tal pesquisa é evidente, devido ao fato de termos uma amostra pequena e usarmos o questionário como técnica de coleta de dados. Nosso trabalho nasce da perspectiva criada naleitura de um trabalho de conclusão de curso intitulado “Perfil dos ingressantes do curso de Licenciatura em matemática” de Rosana Patrícia Procópio, a autora faz um estudo a fim de tecer uma monografia sobre o perfil dos ingressantes neste curso com base nos alunos da época.

Resolvemos fazer um trabalho bastante parecido, exceto pelo fato de que estamos mais interessados na mudança de...
tracking img