Modelo pré projeto

IMPACTO DA GESTÃO AMBIENTAL: COMPETIVIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL.

Nas últimas décadas as empresas deixaram de ser vistas apenas como instituições geradoras de lucros, comresponsabilidade para resolver os problemas meramente econômicos – o que produzir, como produzir e para quem produzir – e passaram a se voltar também para questões de caráter social, político eambiental, tais como: controle da poluição, segurança do trabalho e qualidade de produtos, assistência social, defesa de grupos minoritários, etc.
Neste contexto, a literatura que trata deste tema temmostrado que a adoção desses procedimentos, por parte das empresas, dificilmente surge espontaneamente. A preocupação ambiental dos empresários e a conscientização tem tido influência de três grandesforças que interagem simultaneamente: o governo, a sociedade e o mercado.
O aumento da conscientização da sociedade em relação à conservação ambiental tem acarretado pressões governamentais e deentidades não governamentais, (Valle, 2005), além das comunidades sobre as empresas, para que assumam a responsabilidade pela emissão, efluentes e resíduos gerados em seus processos produtivos.Aumenta também a pressão para que as empresas se responsabilizem, inclusive, pela destinação final dos produtos, após seu consumo.
A sociedade tem também exercido influência na adoção de práticasambientais por parte das empresas. Os processos de abertura comercial têm intensificado a competição entre países e empresas. As organizações que oferecem produtos/serviços ecologicamente corretoscrescem na preferência do mercado mundial, sendo que os consumidores passam a diferenciar produtos e serviços pelo
desempenho ambiental de quem os oferta.
A proliferação de certificados, rótulos ouselos verdes, em muitos países, nas
últimas décadas é um indicador da importância do desempenho ambiental como critério definidor das escolhas por parte dos consumidores na hora de realizar suas...
tracking img