Modelo osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO OSI




Trabalho referente à disciplina Redes de Computadores 1, ministrada pelo professor Einstein Torres, turma OE.








Silvandro Pereira Pedrozo











Fevereiro/2012




Sumário
1. Introdução 3
2. Arquitetura OSI 3
3. As Camadas do Modelo OSI 4
3.1 Camada Física 5
3.2 Camada de Enlace de Dados 5
3.3Camada de Rede 6
3.4 Camada de Transporte 6
3.5 Camada de Sessão 7
3.6 Camada de Apresentação 7
3.7 Camada de Aplicação 7
4. Principais Funções das Camadas do Modelo OSI 8
4.1 Aplicação 8
4.2 Apresentação 8
4.3 Sessão 8
4.4 Transporte 8
4.5 Rede 8
4.6 Dados 9
4.7 Física 9






























1. IntroduçãoDurante as últimas duas décadas houve um grande aumento na quantidade e no tamanho das redes. Várias redes, no entanto, foram criadas através de implementações diferentes de hardware e de software. Como resultado, muitas redes eram incompatíveis, e a comunicação entre redes com diferentes especificações tornou-se difícil. Para tratar desse problema, a International Organization for Standardization (ISO)realizou uma pesquisa sobre vários esquemas de rede. A ISO reconheceu a necessidade de se criar um modelo de rede para ajudar os desenvolvedores a implementar redes que poderiam comunicar-se e trabalhar juntas (interoperabilidade). Assim, a ISO lançou em 1984 o modelo de referência OSI. O modelo trata da interconexão de sistemas abertos — ou seja, sistemas que estão abertos à comunicação comoutros sistemas.



2. Arquitetura OSI



A arquitetura de uma rede é formada por camadas (ou níveis), interfaces e protocolos. As camadas são processos, implementados por hardware ou software, que se comunicam com o processo correspondente na outra máquina. Cada camada oferece um conjunto de serviços ao nível superior, usando funções realizadas no próprio nível e serviços disponíveisnos níveis inferiores.
Em uma estrutura baseada em camadas, os dados transferidos em uma comunicação de um nível específico não são enviados diretamente ao processo do mesmo nível em outra estação, mas descem, através da cada camada adjacente da máquina transmissora até o nível inicial, onde é transmitido, para depois subir através de cada nível adjacente da máquina receptora.
Osprotocolos são conjuntos de regras e formatos que permitem a comunicação entre as camadas nas diferentes máquinas. Em cada camada podem ser definidos um ou mais protocolos. Já as interfaces representam o limite entre cada nível adjacente onde uma camada compreende as informações vindas de outra camada.
O modelo OSI tem sete camadas. Para melhor entender as camadas deve-se conhecer algunsprincípios:


1. Uma camada deve ser criada onde houver necessidade de outro grau de abstração.

2. Cada camada deve executar uma função bem definida.

3. A função de cada camada deve ser escolhida tendo em vista a definição de protocolos
padronizados internacionalmente.

4. Os limites de camadas devem ser escolhidos para minimizar o fluxo de informações pelas interfaces.
5. O número de camadasdeve ser grande o bastante para que funções distintas não precisem ser desnecessariamente colocadas na mesma camada e pequeno o suficiente para que a arquitetura não se torne difícil de controlar.



3. As Camadas do Modelo OSI


Uma maneira mais simples de se enxergar a funcionalidade do modelo OSI é imaginar que cada camada tem como função adicionar um cabeçalho aos dados dousuário a serem transmitidos para outro sistema. Deste modo, a função de cada camada do outro sistema é exatamente a inversa, ou seja, retirar os cabeçalhos dos dados que chegam e entregá-los ao usuário em sua forma original. As camadas do Modelo de Referência OSI são as seguintes:


[pic]
Como mostra a figura acima, no modelo de referência OSI, existem sete camadas numeradas e cada uma...
tracking img