Modelo osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Introdução

A ISO foi uma das primeiras organizações a criar uma arquitetura para interligar PCs. Essa arquitetura é chamada OSI, (Open Systems Interconnection), Interconexão de Sistemas Abertos, ou simplesmente Camadas OSI. Esse modelo é dividido em sete camadas. Cada protocolo programa uma funcionalidade para cada camada. Para operar, cada camada usa as funções da própria camada ouda camada anterior. A idéia principal é que cada camada seja responsável por realizar uma determinada função, e também, uma camada só pode se comunicar com a camada que vem antes e a que vem depois, respectivamente. Por exemplo, a acamada 3 só se comunicar diretamente com a 2 e a 4, jamais com a 1 ou 6. Quando um PC está enviando dados para a rede, uma determinada acamada recebe os da dos da camadasuperior, acrescenta dados, de acordo com a sua função, e imediatamente envia os mesmos para acamada inferior. E quando o PC está recebendo dados da rede, ocorre exatamente o inverso. É importante saber que a camada adiciona informações quando o PC está enviando-as, ou remove informações quando o PC está recebendo-as, de acordo com o seu controle de responsabilidade. São as sete camadas: Camadafísica, Camada de enlace, Camada de rede, Camada de transporte, Camada de sessão, Camada de apresentação e Camada de aplicação. Podemos defini-lo também, em dois blocos. No 1° bloco, estão as camadas que se identificam mais com o usuário, estão no nível de linguagem humana, neste bloco, definido como bloco de Aplicação, estão as camadas de Aplicação, de Apresentação e a de Sessão. No 2° bloco, estãoas camadas que se identificam mais com o hardware, estão em nível de linguagem de máquina, neste bloco estão as camadas de Transporte, de Rede, de Enlace e a Física, a camada de Transporte continua como Transporte, a de Rede, passa a ser de Internet, e a de Enlace e a Física, passam a ser uma só, a de Interface com a rede.

A camada de Aplicação é responsável pela Interface com o usuário, a deApresentação é responsável por apresentar os dados e fornecer criptografia, a de Sessão é responsável por separar os dados de diferentes aplicações, a de Transporte é responsável pela remessa dos dados, esta, pode ser confiável ou não confiável, (confiável é quando se tem a certeza que o destino para onde o dado foi enviado, também está conectado à rede, e não confiável é quando não se tem certezaque a outra extremidade da conexão está conectada à rede), e por corrigir os erros antes de transmiti-los, a de Rede é responsável por oferecer endereçamento lógico que os roteadores utilizam para estabelecer o caminho, a de Enlace combina pacotes em bytes, e bytes em quadros, e oferece acesso à mídia usando a endereço MAC, a Física move bits entre os dispositivos, especifica a voltagem, avelocidade nos fios e a pinagem dos cabos.

As Camadas

*Camada física

Funcionalidades: É na camada física que se inicia todo o processo, ou se finaliza, dependendo da sua ordem. Ela recebe os sinais que vem dos cabos em forma de sinais elétricos e os transforma em bits, 0 ou 1. Sua PDU é o bit. Ela define as características funcionais (significado dos sinais transmitidos nas interfaces dos meiosfísicos), procedurais (combinações e sequências de sinais que devem acontecer para se realizar uma transmissão), elétricas (valores dos sinais elétricos usados para representar os bits, intervalos de sinalização, etc.) e físicas (tamanho e forma de conectores, cabos, etc.) do sistema, nela estão os equipamentos de cabeamento, conectores físicos, pulsos elétricos, etc. É de sua função mover osbits, definir as características elétricas e mecânicas do sistema, controlar a quantidade e velocidade das informações na rede. Caso ocorram problemas como erro de transmissão, não é função da camada física verifica-los, isso fica a cargo das outras camadas. Monitora taxa de erros, garante a segurança dos dados, define as funções a serem implementadas por esta interface. Define os meios de...
tracking img