Modelo ibase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo IBASE de balanço Social
Com um demonstrativo real da empresa Petrobras.
Introdução: O que é o modelo IBASE?
O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) é uma organização da sociedade civil fundada em 1981 por, entre outros, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O Ibase tem como objetivo a radicalização da democracia e a afirmação de uma cidadania ativa.Para isso,a instituição acredita ser necessário fortalecer o tecido associativo da sociedade, incidir em políticas públicas e criar uma nova uma cultura de direitos. As iniciativas do Ibase são regidas pelos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, participação, diversidade e justiça socioambiental. O Ibase privilegia a atuação em rede. É parte de uma rede global, um ator com conexões mundiaise raízes locais. Essa ação em rede propicia, por exemplo, tanto o Fórum Social Mundial, do qual o Ibase foi um dos criadores, quanto campanhas como a Pacto pela cidadania – favela é cidade, sobre o PAC das favelas no Rio. Iniciativas como o Fórum e o Pacto ilustram o papel do Ibase na renovação e no fortalecimento da democracia. Uma contribuição que teve como marca a campanha contra a fomede Betinho, nos anos 1990, o projeto de balanço social das empresas, o Alternex, primeiro provedor de internet no Brasil, o Diálogos contra o racismo, entre outras ações. A história de 30 anos do Ibase se confunde com a da reconstrução da democracia no Brasil. A instituição se organiza hoje em quatro núcleos programáticos, responsáveis pela gestão direta dos projetos. Eles são Cidades eterritórios; Democratização do Estado e da economia; Diálogo dos Povos e alternativas democráticas à globalização; e Emancipação social e políticas públicas. Além dos núcleos programáticos, o Ibase conta com três núcleos de gestão: Comunicação; Gestão de recursos e pessoas; e Secretária-geral. No comando dessa estrutura, há a Direção, composta por quatro diretores, um deles o diretor-geral. OIbase tem seis linhas gerais, dimensões e estratégias agregadoras, vertentes que devem pautar o trabalho de todos os seus núcleos e projetos. São elas Alternativas ao desenvolvimento e criação de novos paradigmas; Combate ao racismo e ao patriarcalismo; Direitos Humanos; Estratégias de comunicação; Estratégias de gestão e sustentabilidade política e financeira; e Fórum Social Mundial. Asações do Ibase são debatidas mês a mês pelo Coletivo de Gestão Programática, grupo que reúne os sete coordenadores de núcleo e os quatro diretores. Um Conselho Curador atualiza normas, subsidia e orienta a implementação das políticas e as relações com parceiros.















O que é balanço Social?O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. A função principal do balançosocial da empresa é tornar público a responsabilidade social da empresa. Isto faz parte do processo de por as cartas na mesa e mostrar com transparência para o público em geral, para os atentos consumidores e para os acionistas e investidores o que a empresa está fazendo na área social. Assim, para além das poucas linhas que algumas empresas dedicam nos seus balanços patrimoniais e dos luxuososmodelos próprios de balanço social que estão surgindo, é necessário um modelo único - simples e objetivo. E o modelo IBASE é um desses modelos.
Missão da Petrobras
Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados as necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil...
tracking img