Modelo: golpe militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
modelo de trabalho escolar uma previa do golpe militar
O Golpe Militar


Após e renúncia de Jânio, por 'forças ocultas', foi muito difícil seu vice, João Goulart, assumir o poder, como previstona Constituição. Jango era considerado um herdeiro político de Vargas, coisa que não agradava muito parte da burguesia e outros grupos. Goulart foi apontado também como comunista, ótimo pretexto parajustificar a descentralização do poder, através da instituição do parlamentarismo. Em 1961, o Congresso Nacional torna-se o centro das decisões. A emenda que instituíra o parlamentarismo estabeleciaum plebiscito aqo término do mandato de Jango, em 1965, para confirmar ou não a permanência do regime parlamentarista ou a volta do presidencialismo. Goulart antecipa o plebiscito a e vitória é dopresidencialismo. Jango toma finalmente o poder em 6 de janeiro de 1963 e é afastado através de um golpe militar em 31 de março de 1964.

Basicamente, o principal objetivo do Golpe era evitar o avançodo Plano Trienal. Os militares também temiam o avanço das organizações populares, inclusive dos sindicatos, da Unidade Estudantil e da Liga Camponesa. O Golpe foi apoiado pela burguesia dominante,alguns grupos da classe média, a UDN, intelectuais e a Igreja Católica. Os Estados Unidos também influenciaram o Golpe, pois os militares planejavam a abertura do mercado.



De acordo com LuisCarlos Martins Alves Júnior:

" Assim, no dia 31 de março, os comandantes das Forças Armadas se rebelaram contra o Governo. Este, receoso de apoio suficiente para resistir, sai do País, abandonando ocargo de Presidente. Com isso, o Congresso declara vago o cargo presidencial e nomeia para ele o Sr. Ranieri Mazzilli, então presidente da Câmara dos Deputados, seu substituto constitucional. Com essaatitude, pretendia-se camuflar de constitucionalidade a situação vigorante. No entanto, o comando militar da Revolução não estava disposto a entregar o poder a um civil, sobretudo oriundo dos...
tracking img