Modelo gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 01 )

Considerando a configuração de modelo gerencial da Administração Pública brasileira, implantado por Bresser Pereira (Ministro de Administração do Governo FHC), você avalia a ação doGoverno atual: mais orientada para o simples controle do próprio Estado ou voltada ao atendimento do cidadão?Argumente a sua resposta considerando que a essência do modelo gerencial foi trazer algumas reformas estruturais ao País e tevecomo princípio uma administração pública descentralizada e eficiente, voltada para o atendimento do cidadão, considerado como um cliente.

No entanto, esse cliente-cidadão ainda se vêcotidianamente frente a inúmeros problemas públicos de todas as ordens. Enumere os principais problemas públicos enfrentados pela sociedade do seu município.

Hoje, sem sombra de duvidas, a ação do governoatual é muito mais voltada para o atendimento do cidadão do que para o controle próprio do estado. Seguindo -se o modelo gerencial de administração publica, que tem por principio a descentralização e aeficácia, surgiu o conceito de competitividade do setor publico que gerou um novo elenco de diretrizes administrativas para a gestão dos interesses públicos gravitando em torno de dois valorescentrais: a ética e a eficiência.
A atual realidade exige um novo padrão de deliberação que considere o cidadão como o foco da ação pública. O processo institucional de diferenciação e de complementaridadede funções entre Estado, mercado e sociedade civil organizada é um processo essencialmente político.
A administração publica gerencial é baseada em conceitos atuais de administração e eficiência,voltada para o controle dos resultados e descentralizada para poder chegar ao cidadão, que, numa sociedade democrática, é quem da legitimidade as instituições e que, portanto, se torna “cliente...
tracking img