Modelo familiar na sociedade vigente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVO MODELO FAMILIAR NA SOCIEDADE VIGENTE
TRÉGUA NOS PRECONCEITOS EM BUSCA DE UMA UNIÃO ESTÁVEL ENTRE HOMOSSEXUAIS

Julyana Ketlen Silva MACHADO1, José Antônio Ribeiro de CARVALHO2

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre as novas formas de família na sociedade contemporânea brasileira. Abordando alguns temas que sofreram e ainda sofrem preconceitos na sociedadevigente, tais como a adoção de crianças por casais homossexuais e a constitucionalização das relações homoafetivas, dando ênfase ao seu reconhecimento como união estável. Atualmente o conceito de família vem sido modificado. Tendo em vista a contemporaneidade, está vinculado aos laços de amor e afeto, e é devido a esses fatores que as uniões homoafetivas já podem ser enxergadas como uma entidadefamiliar, embora a constituição jurídica brasileira se negue a reconhecer o poder de construção familiar nessas uniões. O artigo tem como referências os seminários apresentados em sala de aula pelos alunos do primeiro período do Curso de Ciências Sociais, aulas ministradas pelo professor José Antônio Ribeiro de Carvalho e o seminário apresentado pela Ana Teresa Silva de Freitas3.
Palavras-chave:Relações homoafetivas, união estável e entidade familiar.
ABSTRACT
This article aims to make a discussion of the new family forms in contemporaneous Brazilian society. Addressing some themes which have suffered and still suffer prejudice in current society, such as the adoption of children by homosexual couples and constitutionalisation homoafetivas relations, emphasizing its recognitionas stable union. Nowadays the concept of family has been modified. In view of the contemporary world, is linked to the bonds of love and affection, and is due to these factors that the unions have homoafetivas can be embraced as a and family entity, although the Brazilian legal constitution refuses to recognize the power of construction unions in these family. The article hás references to the seminariespresented in the classroom by students of the first period of the Course of Social Sciences, classes taught by teacher José Antônio Ribeiro de Carvalho and seminarie presented by Ana Teresa Silva Freitas.
Keywords: Homoafetivas relationships, union stable and family entity.

INTRODUÇÃO
Nessa conjuntura, a caracterização do conceito de família sofreu abruptas mudanças no decorrer do tempo,não estando mais ligada unicamente ao vínculo do casamento, e nem a ligações, primordialmente, consanguíneas. Desta forma, surge, em meio a essas mudanças, a questão das uniões homoafetivas e sua relação com o contexto familiar. É crescente no senso comum que tais uniões representam, na atualidade, um núcleo familiar. Entretanto, o ordenamento jurídico brasileiro vigente trava a sua consagração comoentidade familiar.
A ideia proposta é abordar a união estável na contemporaneidade, trazendo como exemplo a união civil entre homossexuais. Um tema um tanto quanto complexo a ser abordado na medida em que ainda é visto com olhos preconceituosos. O tão sonhado momento da união de duas pessoas que se amam e que tem como objetivo além da convivência amorosa, também financeira e crescimento social,cultural e emocional entre pessoas homoafetivas já faz parte da sociedade brasileira. Em 5 de maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal, na ocasião do julgamento da ADIn (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 4277 e da ADPF (Arguição de descumprimento de preceito fundamental) nº 132 reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo em todo o território nacional. O julgamento levou emconsideração uma série de princípios jurídicos consagrados pela Constituição como direitos fundamentais, dentre eles: a igualdade, a liberdade e a proibição de qualquer forma de discriminação. Porém, não foi a primeira vez que essa ação chegou ao STF, em 2006 o mesmo pedido foi lançado, mas por razões técnicas foi extinto.
Assim, a união estável de pessoas do mesmo sexo teria perante a Lei, o...
tracking img