Modelo dupont

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]












Modelo Dupont








Ana Carla Gonçalves Mascarenhas








Projeto apresentado a Universidade Cidade de São Paulo para a disciplina de Finanças do Curso de MBA - Gestão Empresarial sob a orientação do Prof. Walmir Fuoco.

















São Paulo – SP
2012RESUMO


Este trabalho tem como objetivo esclarecer e entender o modelo Dupont, que é uma técnica que procura analisar a evolução da rentabilidade dos capitais próprios através da decomposição desta em vários fatores explicativos. Este modelo estuda todas as áreas de uma empresa mostrando a participação, a lucratividade ou até mesmo o prejuízo, ajudando a entender os números publicados emBalanço Patrimonial, e até mesmo a partir disto sanar alguns problemas da empresa.

PALAVRAS CHAVE: Sistema Dupont, Lucratividade, patrimônio Liquido.


INTRODUÇÃO
O Sistema de análise Dupont é uma ferramenta usada para dissecar as demonstrações financeiras da empresa e avaliar sua condição financeira.
Surgiu em meados da década de 1910, nos Estados Unidos, ondeocorreu agrupamentos de empresas que criaram grandes companhias. As empresas agrupadas propiciaram novas oportunidades de expansão de lucros pela combinação de operações antes distintas. Nasce a necessidade de coordenar sistemas de informações complexos, e processos internos burocráticos.
Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses darentabilidade dos ativos: a lucratividade das vendas, representada por meio da margem líquida, evidenciando o ganho no preço, e a produtividade, visualizada a partir do Giro do Ativo, que demonstra o ganho na quantidade e indica qual a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas.
Esse modelo, que decompõem o Retorno sobre os Ativos (ROA) em Margem Liquida (ML) eGiro dos Ativos (GA).
Existem razões para supor que forças competitivas afetam de maneira diferente essas duas fontes de lucratividade. As margens de lucro elevadas sinalizam comumente a possibilidade de entrada de novos competidores no mercado, ou uma imitação rápida das novas ideias por parte dos rivais existentes. A competição faz com que as margens de lucro elevadas se revertam aos níveisnormais, sugerindo benefícios mais transitórios. Ao contrario da margem de lucro, entretanto, a competição não pode, tão facilmente, ameaçar uma empresa que possui utilização eficiente de seus ativos.
Na formula Dupont, o produto desses dois índices Margem Líquida e Giro do Ativo resulta no retorno sobre o ativo total (ROA). ROA = Margem de lucro liquida x Giro do ativo totalDiversas variáveis devem ser levadas em considerações para que o gestor financeiro tenha em considerações para que o gestor financeiro tenha em mãos o caminho adequado que deverá propor para uma decisão acertada sobre o gerenciamento financeiro da empresa, usando tecnicamente o fluxo de caixa, pois, os desafios deste profissional estão justamente em administrar o capital de giro da empresa.
Aanálise Dupont, originalmente, não contempla a rentabilidade dos acionistas, o retorno é analisado sob o ponto de vista do recursos investidos independente de sua origem.
Alguns autores acrescentam ao modelo a alavancagem financeira, com o objetivo de investigar a formação do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE). Dentre esses, Assaf Neto (2007) salienta que o ROE é um elemento deatenção diferenciada pelos analistas que exerce influencia significativa sobre as decisões que envolvem as empresas em análise, tomadas tanto no mercado de crédito, quanto no mercado acionário.
A partir de tais conceitos observa-se, por exemplo, que um Retorno sobre o Patrimônio Líquido abaixo do custo de oportunidade, rentabilidade mínima esperada, pode ser proveniente de um fraco desempenho...
tracking img