Modelo de resenha - teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

PORTELA, Girlene. Pesquisa quantitativa ou qualitativa: eis a questão. Abordagens teórico-metodológicas para a pesquisa científica
 

1 CREDENCIAIS DA AUTORA (do livro, ou texto que vai ser resenhado)

Graduada em Letras pela UEFS (1994), Mestre em Lingüística pela UNICAMP (1999) e PhD em Educação pela Université de Sherbrooke (2003). Professora Titular daUniversidade Estadual de Feira de Santana. Leciona na graduação e Pós-Graduação (Especialização e Mestrado). Tem experiência na área de Letras e de Educação. Desenvolve pesquisas em literatura (poesia, música e hipertexto) e em ensino-aprendizagem de línguas. É lider do grupo de pesquisa GEALE (Grupo de Ensino-Aprendizagem de Leitura e Escrita) e membro do GEALIM (Grupo de Ensino-aprendizagem de línguamaterna). Membro do GT Ensino-aprendizagem da ANPOLL. Criou e coordena o ENEALE (Encontro Nacional sobre Ensino-Aprendizagem de Leitura e Escrita) desde 97. É co-editora da Revista "A Cor das Letras". Orienta pesquisas na área de Educação e de Letras. É vice-coordenadora do PPGLDC (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural) e do Colegiado de Letras, desde 2007. É autora do livro"Da Tropicália à Marginália: o intertexto ("a que será que se destina?") na produção de Caetano Veloso" e demais artigos sobre pesquisa, leitura e escrita.

Artigos completos publicados em periódicos
PORTELA, Girlene Lima . Contribuições da lingüística textual para o ensino-aprendizagem da leitura/escrita. A Cor das Letras (UEFS)[pic], UEFS, v. 01, p. 74-89, 2004.
Livros publicados/organizadosou edições
PORTELA, Girlene Lima . Da tropicália à marginália : o intertexto (a que será que se destina?) na produção de Caetano Veloso. 1a. ed. Salvador: EGBA (Editora gráfica da Bahia), 1999. v. 01. 146 p.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
PORTELA, Girlene Lima . A relação dialógica na produção/recepção textual: a informatividade e a situacionalidade em questão. In: IForum Nacional discurso e textualidades, 2007, Jequié. Olhares sobre o texto: o lugar do texto e o texto como lugar, 2007. p. 69-77
Resumos publicados em anais de congressos
PORTELA, Girlene Lima . Ler para compreender; escrever para nteragir: o papel dos processos e das estratégias para o ensino-aprendizagem. In: II CIELLA, 2009, Belém. Línguas e Literaturas: Diversidade e Adversidades na AméricaLatina. Belém, 2009.
PORTELA, Girlene Lima . L'enseignement et l'apprentissage de la langue maternelle dans une université brésilienne: état de la situation. In: 74 Congrès ACFAS, 2006, Montréal. Le savoir trame de la modernité - 74 congrès de l'acfas, 2006. p. 01-324.
PORTELA, Girlene Lima . Ensino-aprendizagem de língua portuguesa I em cursos da UEFS. In: Seminário Internacional sobrepesquisa, ensino e formação de professores, 2006, Feira de Santana. I seminário de pesquisa.
PORTELA, Girlene Lima . Ensino-aprendizagem de escrita: novas possibilidades. In: XI SILEL, 2006, Uberlândia. Caderno de programação. Linguagem e cultura: intersecções. Uberlândia, 2006. v. 01.
PORTELA, Girlene Lima . A escrita na escola pública feirense : processos e estratégias de ensino. In: VI CongressoNacional de Estudos Lingüísticos e Literário, 2002, Feira de Santana, 2002. p. 100-100.

2 RESUMO DA OBRA

Este artigo trata das peculiaridades observadas entre a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa, é constituído de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão, onde a autora apresenta sua crítica acerca da utilização de um ou de outro desses modelos, e sugerir umatriangulação, que seria o mais adequado, considerando-se o universo ambíguo de que trata Granger (op. cit.).
No primeiro parágrafo de introdução, PORTELA, deixa claro que a pesquisa científica pode ser pensada como um processo que exige do pesquisador: organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia nos resultados, e deve-se...
tracking img