Modelo de relaxamento de prisão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Excelentíssimo(A) Senhor(A) Doutor(A) Juiz(A) de Direito da Vara Criminal da Comarca de ___________
 
 
 
 
 
___________, brasileiro, solteiro, lavrador, residente na rua A, nº 203,apto 102, na cidade de Aracaju, no Estado de Sergipe, possuindo atestado de bons antecedentes, título de eleitor de nº. ____, carteira profissional de nº. ___, RG de nº. ___, CPF de nº. ____, contabancária, através do representante que subscreve, vem, perante Vossa Excelência, requerer o REVOGAÇÃO DE PRISÃO considerando o que se segue:
 
O acusado teve sua custódia cautelardecretada por esse digno juízo sob o fundamento da ordem pública, devido ao clamor público, e por conveniência da instrução criminal de acordo com o art. 312 do Código de Processo Penal.
 Não desconhece a defesa que esse é um dos motivos a sustentar a decretação da prisão preventiva, com base no art. 312 do Código de Processo Penal.
Entretanto, vale destacar que o princípioconstitucional da presunção de inocência, associado ao direito de permanecer em liberdade provisória, constituem o quadro ideal para a situação do réu.
Constitui pura ilação do órgão acusatórioa conclusão de que o acusado atrapalhou a instrução criminal, visto que foi preso imediatamente, não tendo como ter, por exemplo, coagido ou ameaçado testemunhas, ou familiares da vítima. Bem comonão agrediu a ordem pública.
Delmanto Júnior (1998), comentando a decretação da prisão preventiva com base na garantia da ordem pública, considera
ser indisfarçável que nesses termos aprisão preventiva se distancia de seu caráter instrumental – de tutela do bom andamento do processo e da eficácia de seu resultado – ínsito a toda e qualquer medida cautelar, servindo de instrumentode justiça sumária, vingança social etc. (DELMANTO JUNIOR, 1998, p.156)
Assim, dúvida não resta que falta à prisão preventiva decretada com base na "garantia da ordem pública"...
tracking img