Foi ministrada palestra pelo Professor José, aos alunos do curso de Engenharia, cujos principais temas abordados foram o surgimento da Engenharia de Produção no Brasil, a relação desta com otrabalho, o surgimento da Engenharia Industrial nos Estados Unidos da América, bem como a contribuição do Puritanismo para tal. Este relatório visa abordar, de forma sucinta, os temas sobre os quais oprofessor Jaime discorreu durante a aula.

No século XVI, ocorreu a Revolução Puritana na Inglaterra, movimento este que rejeitava tanto a Igreja Romana como a Igreja Anglicana. Tal movimento foiperseguido na Inglaterra, fazendo com que muitos deixassem o país em busca de outros lugares com maior liberdade religiosa.

Esse grupo e outros grupos sociais e religiosos instalaram-se em diferentespartes dos Estados Unidos. Em dois anos, outros dois mil puritanos desembarcaram na América, em ondas sucessivas de imigração conhecidas como a Grande Migração. No Novo Mundo, os puritanos criaram umasociedade profundamente religiosa, mas politicamente inovadora, que ainda perdura atualmente nos Estados Unidos.

A economia puritana baseava-se na agricultura de subsistência. Os pequenos produtorescultivavam o suficiente para o próprio sustento e de sua família. O excesso era utilizado como meio de troca por outros produtos que os fazendeiros não podiam produzir por si mesmos. O país tornou-se umimportante centro agrário e, posteriormente, com o aumento e excesso de produção, tornou-se um centro mercantil e fabricador de navios importantes e, frequentemente, servia como centro operacionalpara o comércio realizado entre o Sul e a Europa.

No final do século XIX, ocorreu a Revolução Industrial. Com ela, veio um enorme processo de avanço da industrialização e crescimento econômico. Novastecnologias surgiam no intuito de melhorar a produção e a rede ferroviária de transportes desenvolveu-se. Nesta época, surgem as primeiras grandes corporações norte-americanas, impulsionando a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Modelo de relatório de palestra. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-De-Relat%C3%B3rio-De-Palestra/420242.html

MLA

"Modelo de relatório de palestra" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-De-Relat%C3%B3rio-De-Palestra/420242.html>.

MLA 7

"Modelo de relatório de palestra." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-De-Relat%C3%B3rio-De-Palestra/420242.html>.

CHICAGO

"Modelo de relatório de palestra." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-De-Relat%C3%B3rio-De-Palestra/420242.html.