Modelo de referencia osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo de Referência OSI

O OSI(Open Systems Interconnection) é um modelo de referência criado para facilitar a interconexão de sistemas de computadores desenvolvido pela ISO (InternationalStandards Organization). A partir deste modelo é possível que fabricantes criem protocolos que se comuniquem entre si durante a conexão de sistemas. A função do OSI é padronizar o trabalho de uma pilha deprotocolos. Assim sendo, dois protocolos podem ser diferentes, porém se seguirem o modelo OSI, farão seu trabalho na mesma ordem.
O modelo OSI é divido em sete camadas, que fazem o seu trabalhodependendo se o computador está enviando ou recebendo informações. No primeiro caso, uma camada recebe dados da camada superior, insere informações e envia para a camada inferior. Se o computador estárecebendo dados, é o contrário, ele recebe informações da camada inferior retira as informações e repassa para a camada superior. Importante ressaltar que cada camada só pode se comunicar com as camadas“vizinhas”, por exemplo, a camada 3 só se comunica com a 2 e a 4.
As sete camadas podem ser divididas em três grupos: Aplicação, Transporte e Rede.
-Rede: É onde acontecem a transmissão e recepção dedados da rede.
-Transporte: É onde acontece a transformação dos dados para um formato adequado para que o programa possa ler/repassar as informações.
-Aplicação: Aqui os dados são colocados em formatousado pelo programa.
As sete camadas do modelo OSI são: Camada Física, Camada de Enlace de Dados, Camada de Rede, Camada de Transporte, Camada de Sessão, Camada de Apresentação e Camada deAplicação.
Camada Física: A camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação. O projeto da rede deve garantir que, quando um lado enviar um bit 1, o outro lado o receberá como umbit 1, não como um bit 0.
Camada de Enlace de Dados: A principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros de...
tracking img