Modelo de ProjetoO uso de ferramentas monitoramento do clima organizacional na gestão de uma escola pública em Brasília.

1399 palavras 6 páginas
Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Organizações Públicas
Disciplina: Metodologia Científica
Estudante:
Turma:
Unidade:

Título: O uso de ferramentas monitoramento do clima organizacional na gestão de uma escola pública em Brasília.

1- Problema:
O Clima Organizacional positivo em uma Instituição, seja da rede pública ou da iniciativa privada, é um dos principais indicadores do nível de satisfação de seus colaboradores e, consequentemente, influencia de forma estratégica na eficácia dos processos organizacionais.
Conceitua-se como “Clima Organizacional” a ferramenta administrativa, integrante do Sistema da Qualidade, utilizada para medir e apurar o grau de satisfação dos colaboradores diretos da empresa perante determinadas variáveis.
Pode ser utilizada e aplicada isoladamente ou de forma conjunta com as demais ferramentas do Sistema de Qualidade ( RIBEIRO, 2012 )
A direção da empresa determina, com o auxílio de especialistas na área de comportamento e relacionamento social, além de técnicos da área de recursos humanos, o que acredita ser um resultado padrão ideal da satisfação de seus colaboradores. Para a determinação desse padrão ideal são considerados aspectos variados como: aspirações pessoais, motivação, ambições funcionais, adequação da remuneração, horário de trabalho, relacionamento hierárquico, relacionamento profissional, interação social, dentre outros possíveis fatores que podem ser acrescidos à pesquisa do “Clima Organizacional”.
Determinado o ponto padrão de satisfação, tido como ideal pela empresa, admite-se uma variação percentual para mais ou para menos, que representaria uma faixa de tolerância aceitável como satisfatória. Caso a pesquisa aponte como resultado final algum ponto enquadrado na faixa de tolerância conclui-se que o
“Clima Organizacional” está satisfatório.
Como a grande maioria das ferramentas da Qualidade, o “Clima
Organizacional” também é uma ferramenta estatística e, a exemplo das demais, procura detectar e apontar

Relacionados