MODELO DE PROJETO DE PESQUISA


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO
Campus Recife
Departamento de ...
Curso de ....



Modelo apresentado na disciplina de Português Aplicado – pode variar conforme a instituição)


Autor(es)




Título
subtítulo
















Cidade
Ano


AUTOR(ES)










Título
subtítulo




Projeto de Pesquisaapresentado à disciplina de Português Aplicado como parte da avaliação da II Unidade, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.


Área de concentração:
Possível orientador:












Cidade
Ano


SUMÁRIO
(ABNT NBR 6067, centralizado, Arial 12, maiúsculas, negrito)



RESUMO.......................................................................... 6
1. INTRODUÇÃO ..............................................................
2. PROBLEMA E JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4. HIPÓTESE(S)
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (ou REFERENCIAL TEÓRICO)
6. METODOLOGIA (OU MATERIAL E MÉTODOS)
7. CRONOGRAMAREFERÊNCIAS.................................................................
ANEXOS























RESUMO
(nome Resumo em negrito, centralizado, Arial 12, não é parte obrigatória no Projeto)
(exemplo)
Este projeto propõe a realização de pesquisa na área do turismo ecológico, com o objetivo de fazer uma análise do desenvolvimento do Ecoturismo em Pernambuco (...), focalizando a cidade de Bonito e seu entornocomo destino (...). O referencial teórico abrange as perspectivas (...). A abordagem metodológica da pesquisa privilegia (...). Os resultados obtidos na pesquisa serão apresentados e discutidos em monografia, que será produzida, apresentada e defendida, como parte do Trabalho de Conclusão do Curso Superior em Gestão de Turismo do IFPE.
(3 espaços de 1,5 cm)

Palavras-chave: turismo ecológico;ecoturismo em Pernambuco; Bonito (PE).
(texto entre 150 a 500 palavras; fonte Arial 12, 1,5 cm nas entrelinhas, parágrafo único; usar verbo na voz ativa e na 3ª pessoa do singular; frases concisas, afirmativas, para ressaltar o objetivo e o método a ser utilizado; incluir na contagem de página, mas sem número impresso.)












1. INTRODUÇÃO

A Introdução pode ser iniciada coma apresentação e contextualização do tema do projeto. Tem a finalidade de: a) explicar os motivos que levam o autor a fazer a pesquisa; e b) preparar o leitor para entender o tema, o problema que se pretende solucionar com a pesquisa, os objetivos e limites da pesquisa. Quando couber, apresentar a(s) hipótese(s).
A introdução é importante para orientar o leitor. Em alguns tipos de trabalho, podeincluir a justificativa, os objetivos do trabalho e a(s) hipótese(s).
É a primeira página com número impresso (total de páginas anteriores, com exceção da capa).


2. PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

Nesse capítulo, o autor deve apresentar justificativas que demonstrem a relevância do tema para o conhecimento técnico-científico na sua área de atuação e a viabilidade da pesquisa a ser realizada.Pode-se incluir, por exemplo:
a) Fatores que determinaram a escolha do tema; a relação do tema com a experiência profissional do(s) autor(res); ou, quando for o caso, a vinculação do tema com a área temática ou linha de pesquisa do curso.
b) Argumentos relativos à importância da pesquisa do ponto de vista teórico, metodológico ou empírico.
c) Referência a sua possível contribuição para oconhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não (totalmente) resolvida ou esgotada.


3. OBJETIVOS

Aqui são apresentados os objetivos da pesquisa em termos claros e precisos. Recomenda-se, portanto, que em sua redação sejam utilizados verbos de ação, como identificar, verificar, descrever, analisar e avaliar. É possível, em algumas pesquisas definir objetivos gerais e específicos:...
tracking img