Modelo de plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


PLANO DE AULA: para Sexta- Feira 24/10/2011


ESCOLA: Escola Municipal Pedra Verde
ENDEREÇO: Rua da Bahia, 406 Centro Itaobim – MG
PROFESSOR (a): Vanir Nunes Pereira


IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: Português
CONTEÚDO: letra G
OBJETIVO: Identificar se os alunos conhecem o uso dessa letra em diversas situações.
ANO E NÍVEL DE ENSINO: Pré escola daeducação infantil




DESENVOLVIMENTO
1ª etapa: Aplicarei atividades pontilhadas com a letra g para estimular a coordenação dos alunos para escrita.
2ª etapa: Aplicarei atividades de pintura com figuras de animais que tem o nome iniciado com a letra g e depois desenvolver a escrita de alguns nomes com a letra g.





AVALIAÇÃO: Observarei as atividaes feitas pelos alunos,corrigindo-a e , sempre que necessário , chamando-os para refazerem as atividades que não estiverem
Satisfatórias.




















CONCLUSÃO
O Estágio tem um grande valor a prática docente, no reconhecimento do contexto social da criança, onde elas vivem como elas vivem a relação com seus pais, com o seu professor e com a escola.O Estágio auxilia na formação do acadêmico, no que serefere à sua atuação docente, na visão crítica da vida escolar de cada criança envolvida nesse processo, na sua visão crítica da Educação, pois através do estágio esse acadêmico tem a oportunidade de se inserir no contexto da educação escolar e, também a este acadêmico a oportunidade de levar sua experiência de vida para a sala de aula, buscando com ela agregar valores, quem sabe, aos alunos.Aatuação neste estágio foi muito gratificante, pois conheci várias pessoas maravilhosas , pessoas que me ensinaram muito. Conheci a realidade de várias crianças,seus sonhos e seus desejos. Conheci pais de alunos, estes me cumprimentaram e respeitavam . Muitas vezes me ajudaram em dúvidas que eu tinha sobre seus filhos.Em fim, o estágio foi e será uma grande experiência para mim, pois pude tirar omáximo de informações sobre minha futura área de atuação, sobre como ser um mediador e não um simples expositor de conteúdos que não farão nenhuma diferença na vida do aluno.Agradeço a todos: pais, professores regentes de classe, diretora e o professor orientador por essa oportunidade que foi o estagio.

4 - OBSERVAÇÃO


Realizei a observação na Educação Infantil, turno da manhã. A sala contaatualmente com 20 alunos no período matutino e 16 alunos no vespertino, frequentando diariamente, na faixa etária de 03 a 04 anos.
Na entrada dos alunos forma-se uma fila, fazem uma oração, cantam músicas e entram para as salas. A professora conduz a aula com organização e promove atividades que favorecem o aprendizado, busca formas diferenciadas de ensinar os educandos, promovendo o lúdico etornando prazeroso o ingresso diário à escola.
Os alunos cantam na sala de aula e nas apresentações festivas e cívicas da escola, também ouvem histórias e atuam sobre o tema em teatrinhos improvisados. Tive a oportunidade de assistir uma apresentação da turma e confesso que é algo comovente de se ver, eles se divertem fazendo parte da historinha que a professora acabara de contar. Na hora do lanchefazem uma oração e cantam uma música, depois de tomarem o lanche vão brincar. No término do recreio é formada uma fila e voltam à sala de aula.
A professora valoriza muito o brincar, permitindo que os alunos contribuam e os professores se renovem e inovem.
Todos os dias tem dois ajudantes escolhidos pela professora, um de cada sexo, onde eles descobrem quem será, através de uma forca feita peladocente.
Nas paredes da sala estão expostas as produções de desenhos realizados pelos alunos, painel de aniversariantes e de presença com figuras de meninos e meninas, feitos em E.V.A., com os nomes de cada aluno, eles contam quantos meninos e meninas estão presentes e quantos faltaram. Também existe um alfabeto colorido, figuras geométricas, normas de como devem se comportar na sala e na...
tracking img