MODELO DE PAUTA JORNALISMO

1029 palavras 5 páginas
DATA: 26.12.2014
RETRANCA: DÍVIDAS PÓS NATAL
EQUIPE:
PRODUÇÃO: ÉRICA
MARCAÇÃO--------------------------------------------------------------------------
8h30 –
Local:
VT ENCAMINHAMENTO------------------------------------------------------------
DEPOIS DAS COMPRAS DE NATAL, O QUE FICA ALÉM DAS BOAS RECORDAÇÕES E DOS PRESENTES, SÃO AS DÍVIDAS. PARA FALAR DESSE ASSUNTO, SUGIRO QUE ABORDE UM PERSONAGEM NO SHOPPING E PERGUNTE SE ELE(A) ACHA QUE EXTRAPOLOU NAS COMPRAS DE NATAL E QUAL O MOTIVO DO SEU RETORNO AO SHOPPING, SE POR MOTIVO DE TROCA OU PARA COMPRAR OS PRESENTES QUE FALTARAM COM PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS. JÁ QUE, SEGUNDO ESPECIALISTAS, DEIXAR AS COMPRAS PARA DEPOIS DO NATAL É MAIS VIÁVEL.

Presentes de Natal, ceia de fim de ano. Em janeiro, tributos como IPVA e IPTU. Por mais que o clima seja de festa, essa época do ano causa arrepios em muita gente. Porém, algumas medidas simples podem evitar o transtorno de meses de dívidas.

— Com algum planejamento, é possível fazer sobrar dinheiro até para ter boas férias — assegura o economista Everton Lopes.

Leia também:
>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
>> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

Fique ligado nas dicas que a Hora dá para evitar as dívidas que chegam junto com o Papai Noel — ou para sair delas., e na história de Guilherme Wandscheer, que teve um final de ano bem diferentes devido à sua programação financeira.

Controle faz toda a diferença

O bibliotecário Guilherme Wandscheer, 26 anos, aprendeu desde cedo com os pais a economizar e ter prioridades, e vai passar o fim de ano sem aperto. Mensalmente ele paga aluguel, prestação do carro, internet, celular e outras contas, e anota tudo em uma planilha do Excel. Os gastos do dia a dia, até mesmo o cafezinho são anotados. Ainda reserva cerca de 15% do salário para poupança, e só usa em caso de necessidades. Cartão de crédito só usa em compras de altos valores.

— Desse jeito consigo me organizar e saber

Relacionados