Modelo de paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO DO PAPER

Subtítulo




Autor (nome do acadêmico)[1]


Prof. Orientador (nome do Professor-Tutor Externo)[2]


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (TURMA)
dd/mm/aa





RESUMO

O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. O espacejamento deve ser simples, justificado,tamanho 12, itálico. Ele só pode ser elaborado depois de concluído o trabalho e constitui-se de uma breve explanação de todo o trabalho. Deve ser uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, indicando o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência coerente de frases concisas. Em seguida devem ser indicadas trêspalavras-chaves, que podem ser termos ou palavras que estejam diretamente relacionadas ao tema apresentado na pesquisa e devem ser separadas por um ponto final entre elas.


Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra.




1 INTRODUÇÃO

A introdução é a apresentação inicial do trabalho. Ela não deve ser dispensada, pois é parte integrante do desenvolvimento do trabalho científico epossibilita uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema, e da delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados. Nessa parte, deve ser enfocada a relevância do assunto no sentido de esclarecer seus aspectos obscuros, bem como da contribuição desse trabalho para uma melhorcompreensão do problema. Em linhas gerais podemos afirmar que a introdução atua como uma espécie de roteiro, sendo assim, situa o leitor sobre o assunto que será discutido.

O autor deve apontar os seus propósitos e as linhas gerais que orientaram seu pensamento, ou seja, apresenta o problema ou tema central do estudo ou da pesquisa, contextualiza-o, destacando sua importância e seuslimites quanto à extensão e à profundidade. O objetivo geral refere-se diretamente ao objeto – problema – do trabalho. Inicia-se a frase com um verbo abrangente e na forma infinitiva, envolvendo o cenário pesquisado e uma complementação que apresente a finalidade.





2 CORPO DO TRABALHO (os títulos são livres conforme o texto tratado)

O corpo do trabalho poderá ter diversas seções,dependendo das características peculiares de cada atividade prática desenvolvida pelos acadêmicos nas suas respectivas empresas e/ou instituições bem como pelo objetivo traçado e o problema proposto pelo autor. Ainda assim é importante lembrar que o objetivo do paper não é ser um trabalho que esgote determinado assunto, porém, como pode ser também tratado como artigo científico, deve ter de 15 a30 páginas.

O desenvolvimento é a parte principal, mais extensa e consistente do trabalho. São apresentados os conceitos, teorias e principais ideias sobre o tema focalizado, além de aspectos metodológicos, resultados e interpretação do estudo (ABNT, NBR 6022, 2003). Da mesma forma que na introdução, os elementos que integram o desenvolvimento do trabalho poderão variar nas suas divisõese subdivisões, em função da sua natureza e da área de conhecimento a que pertencem. A fundamentação teórica sobre o tema determinado será desenvolvida de modo gradual, a fim de aprimorar suas concepções para um denso embasamento teórico adequado sobre o assunto. O autor deverá elaborar uma revisão bibliográfica que englobe os principais autores que se referem sobre o tema abordado e direcionar arevisão ao seu objetivo de pesquisa.

A numeração deve ser progressiva e alinhada à esquerda. As seções com seus títulos de primeiro nível (3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA) não devem iniciar em folha distinta. Não se utiliza nenhuma pontuação ou caractere entre o número e o título (ABNT, NBR 6024, 2003). Os títulos das seções e das subseções são destacados gradativamente, usando-se os recursos...
tracking img