Modelo de orojeto final redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo
Curso Superior de Tecnologia
em REDES DE COMPUTADORES


Proposta de Pré-Projeto


GOVERNANÇA DE TI:
ESTUDO DE CASO NO CEFETES

Aluno: Renato Pescinalli Morati

Orientador: Prof. Msc. Elton Moura Siqueira






SERRA
2007
SUMÁRIO



1. Introdução 3


2. Justificativa 4


3. Problema 4


4. Objetivo 54.1 Geral 5
4.2 Específicos 5

5. Metodologia 6

5.1 Estrutura Analítica do Projeto (EAP) 6
5.2 Dicionário da EAP 6
5.2.1 Estudo dos Modelos 6
5.2.2 Estudo do CEFETES 6
5.2.3 Usuários CEFETES 7
5.2.4 Monografia 7
5.2.5 Encerramento 8

6. Recursos 8


7. Cronograma 8


8. Referências Bibliográficas 8




Introdução

O Gerenciamento dasinformações e da respectiva tecnologia da informação não era algo praticado antigamente, visto que a atenção era mais voltada para os produtos.

Porém com o passar dos tempos esse visão foi mudando completamente, visto que a informação é um importante bem da organização. Com a constante evolução da tecnologia começou-se a tratar de forma mais rápida e segura a informação.

Como aumento do uso datecnologia na informação e a falta de gerenciamento destes recursos, as empresas começaram a enfrentar sérios problemas, pois em vez de facilitar o gerenciamento das informações, começam a surgir problemas como a indisponibilidade dos serviços, falta de segurança, onde informações poderiam ser facilmente roubadas, adulteradas ou perdidas, etc. Isso trouxe muita insatisfação para os usuários.

Ligar osdois parágrafos (acima e abaixo)

No atual ambiente de negócios, a informação e tecnologia que os sustentam representam o bem mais valioso das organizações. Além disso, num ambiente de negócio altamente competitivo e dinâmico é requerida uma excelente habilidade gerencial, onde a TI deve suportar as tomadas de decisões de forma rápida, constante e com custos cada vez menores.

A Governança de TIemprega ferramentas e aplicações de TI para aumentar a vantagem competitiva das organizações. Ela é responsável em fazer a gestão de tecnologia da empresa no que diz respeito a investimentos, projetos, gerar indicadores de desempenho e, principalmente, suportar os processos de negócio da empresa.

Nos últimos anos foram desenvolvidos diversos modelos de gestão, que se aplicados, podem assegurara conformidade com as melhores práticas de processos, de segurança da informação e gerenciamento dos riscos corporativos.

Esses modelos formam a base do desenvolvimento de controles internos para as instituições e compreendem políticas, procedimentos e práticas que giram em torno do gerenciamento dos riscos, processo que deve estar sempre alinhado aos objetivos do negócio ou de TI.

Dentreos modelos de governança de TI criados, podemos destacar os seguintes: (i) COBIT para a governança de TI; (ii) ITIL para a gestão de serviços de TI; (iii) ISO 17799 (ou BS-7799) para a gestão de Segurança de Informação; (iv) CMM/CMMI que define um modelo de gestão para o desenvolvimento de software; (v) COSO para definir processos para o controle interno das empresas.

A proposta é criar um planodirecionado para GTI utilizando técnicas dos modelos de governança, em especial, do ITIL....


Justificativa

Devido à falta do gerenciamento adequado da Tecnologia de Informação, uma série de problemas surge, o que acaba gerando e aumentando a insatisfação dos usuários, com isso existe a necessidade de buscar um meio eficaz de gerenciar a tecnologia da informação, avaliando processos,satisfação dos usuários com os serviços disponibilizados, garantindo segurança, etc.


Problema

Como administrar com qualidade os serviços de TI aos usuários, de forma que estes serviços permaneçam disponíveis em tempo integral e com segurança?


Objetivo


1 Geral

O objetivo geral deste trabalho é apresentar o Plano de Governança de TI do CEFETES, aplicado ao modelo ITIL para...
tracking img