MODELO DE MELHORIA DE PROCESSO DE SOFTWARE BRASILEIRO - MPS.BR

820 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

PATRICIA DA SILVA OLIVEIRA

RA 2211104751

STEPHANY SOUZA

RA 2211107593

MODELO DE MELHORIA DE PROCESSO DE SOFTWARE BRASILEIRO - MPS.BR

São Paulo
2013

Descrição do Modelo

O Modelo de Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS-BR) ao mesmo tempo é uma melhoria da qualidade que vem sendo implementado esse projeto nas empresas desde sua criação em 2003, voltado ao mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software brasileira, com a necessidade de possuir certificação de qualidade em seus processos de software a um custo razoável. Alcançando em suas referências 2 modelos importantes são eles: a qualidade dos produtos e o serviços de avaliação. Esse modelo é composto com as seguintes características ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e adaptado com o CMMI(Capability Maturity Model - Integration). O modelo MPS está dividido em três 4 partes: Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência para Serviços (MR-MPS-SV), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS). Cada componente é descrito por meio de guias e/ou documentos do Programa MPS.BR.

O Modelo de Referência para Software: domina os requisitos que os processos das empresas devem aprovar para estar em conformidade com o modelo.
Está determinado em níveis de maturidade que são um acordo entre processos e sua capacidade.

O Modelo de Referência para Serviços: domina os requisitos que os processos das integrações organizacionais devem aprovar para estar em conformidade com o MR-MPS-SV. Ele contém as significações dos estados de maturidade, processos e características do processo.

Modelo de Avaliação: a finalidade do modelo de Avaliação é averiguar a maturidade da corporação no desempenho de seus processos de software. Propõe um conjunto de atividades e afazeres a serem desempenhadas para alcançar esta finalidade. De forma a:

-

Relacionados