Modelo de maturidade - software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






MODELO DE MATURIDADE DE SOFTWARE
Trabalho de PCS-2408 – Fundamentos de Engenharia de Software



Integrantes:
- Gabrielle Manieri Nº USP: 6483021
- Guilherme Henrique Ferreira Gonçalinho Nº USP: 6482142
- Vinicius Costa Ferreira Nº USP: 6482416





São Paulo – Maio/2011

RESUMO



O trabalhoapresentado a seguir irá listar métodos de Modelo de Maturidade para avaliação de processos de desenvolvimento de software. Serão apresentados conceitos básicos, nomenclaturas específicas da área, história da metodologia de avaliação e influência do uso dos métodos no processo de desenvolvimento de software.

Assim, objetiva-se estudar e compreender a importância de tais métodos no processo dedesenvolvimento de software visando sua otimização, consolidação e, portanto, melhora do mesmo.



SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 4

MODELO DE MATURIDADE 5

Conceitos básicos 6

Processo de Software 6

Capacidade do Processo de Software 6

Maturidade do Processo de Software 6

CMM – Capability Maturity Model 7

História 7

Descrição 7

BSIMM- Building Security inMaturity Model 11

CONCLUSÃO 13

BIBLIOGRAFIA 15






ÍNDICE DE TABELAS



Tabela 1 – Níveis de Maturidade do CMM 9

Tabela 2 – Áreas-chave de processo 10





INTRODUÇÃO



Com a evolução da ciência da eletrônica, e, portanto, processamento de dados, se torna vital, com o evoluir dos anos, estudar, compreender e avaliar as dinâmicas dos softwares, já que estes sãoresponsáveis atualmente pelo controle de vários componentes e sistemas em âmbitos que podem variar desde industrial a doméstico.

Dentro deste processo de desenvolvimento de software é de vital importância a análise de qualidade dos produtos, promovendo a segurança e confiabilidade no uso de softwares específicos.

Dentre as vantagens que podem ser listadas com o uso de métodos de análise deprocesso de software estão:

• Identificação de riscos;
• Mitigação de erros de planejamento não-realista;
• Insight contínuo sobre o progresso do projeto;
• Garantia do cumprimento dos compromissos firmados entre fabricante, fornecedor e provedor por meio de “feedback” constante;
• Comparação objetiva da capacidade dos processos de software dentre vários fornecedores;Dentre os métodos de análise do processo de desenvolvimento de software será abordado neste trabalho o Modelo de Maturidade, que tem por finalidade avaliar o nível de maturidade de uma organização no processo de desenvolvimento de software.

Vale ressaltar a importância final do uso destes métodos de analise, já que com o desenvolvimento melhorado de software, a organização apresentaráaumento no desempenho na produção e qualidade de seus produtos, otimizando o uso de recursos e capacidades, assim, se fazendo presente em seu nicho de mercado, e consequentemente, obtendo lucro na venda de seus produtos.









MODELO DE MATURIDADE



A principal finalidade deste método de análise de processo de software é a de transmitir a idéia de que a qualidade de um sistema desoftware esta intimamente ligada com a qualidade do processo utilizado para desenvolver e manter o mesmo, ou seja, é necessária uma metodologia consolidada para se desenvolver um software de bom desempenho e aceitabilidade, partindo-se da premissa de que a melhora no conhecimento e entendimento do processo implica na melhora do produto final.

É de vital importância possuir controle sobre todasas etapas do processo de desenvolvimento de software, pois, uma vez não o possuindo, tanto técnicos quanto gerentes, acabam improvisando etapas do processo, não seguindo rigorosamente o que é estipulado como um processo desejável, e se torna difícil perceber o andamento e qualidade do projeto, além de obscuras as metas finais de qualidade e desempenho do produto. Tal imaturidade no processo de...
tracking img