Modelo de insumos de alto rendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1. Introdução 2

1.1. Objectivos 4

1.1.1. Objectivo geral 4

1.1.2. Objectivos Específicos 4

2. Metodologia 5

3. Revisão Bibliográfica 6

3.1. Características Gerais do Modelo de Insumos de Alto Rendimento 6

3.2. Limitações do Modelo de Insumos de Alto Rendimento 8

4. Aplicabilidade do Modelo de Insumos de Alto Rendimento no contexto Moçambicano 105. Conclusão 12

6. Bibliografia 13















1. Introdução


O objectivo deste trabalho é de analisar os fundamentos teóricos do Modelo de Insumos de Alto Rendimento. O desenvolvimento agrário constitui uma grande preocupação para o mundo e de Moçambique em particular. O sector agrário em Moçambique e constituído essencialmente pelo sector familiar, sendo que cerca de80% da sua população vive da agricultura de subsistência explorando pequenas parcelas de terra (menos de 5 há), representando cerca de 95% do total da área cultivada, as médias explorações agro-pecuárias (4%) e as grandes explorações agro-pecuárias apenas representam 1% do total das explorações agropecuárias no país.

Apesar do fraco desenvolvimento da agricultura em Moçambique, o país possui umgrande potencial para a médio e longos prazos desenvolver uma agricultura que assegura um crescimento sustentável. Actualmente o desenvolvimento das distintas zonas agro -ecológicas é constrangido pela fraqueza das infra-estruturas: estradas e pontes, linhas férreas, portos secundários, electrificação, postos de distribuição de combustível, telecomunicações, facilidades de comercialização,abastecimento e armazenamento de bens, sistemas de regularização dos rios, armazenamento de água e irrigação, centros de pesquisa tecnológica e de formação técnica e profissional, e outros. As características do sector agrário em Moçambique sugerem a necessidade de adopção de um modelo de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar alicerçado sobre o crescimento económico e a segurançaalimentar.
O Modelo de Insumos de Altos Rendimentos surgiu na década 60 associado a fase revolução verde (RV).
Os modelos de desenvolvimento agrário procuram trazer formas de como os países em particular em vias de desenvolvimento, adequam o crescimento da produção agrícola ao crescimento populacional ao longo dos tempos. Estes modelos, combinados ou individualmente podem impulsionar o sector agráriomoçambicano.




.














1.1. Objectivos


1.1.1. Objectivo geral

• Analisar os fundamentos teóricos do Modelo de Insumos de Alto Rendimento




1.1.2. Objectivos Específicos

• Caracterizar os princípios gerais do Modelo de Insumos de Alto Rendimento
• Apresentar as limitações do Modelo de Insumos de Alto Rendimento
• Apresentar aaplicabilidade do Modelo de Insumos de Alto Rendimento no contexto Moçambicano





































2. Metodologia

Para a elaboração do presente trabalho recorreu-se aos seguintes métodos:
• Revisão bibliográfica - referente aos estudos económicos, políticas de desenvolvimento agrário e teorias do desenvolvimento agrário.


•Documentação - que consistiu na colecta de fontes de documentação como documentos escritos (notas de aulas do Prof. Doutor Firmino Mucavele) e comunicação de massas (jornais, revistas electrónicas, relatórios, publicações periódicas de instituições sociais, disponíveis em Moçambique.























3. Revisão Bibliográfica


3.1. Características Gerais do Modelo deInsumos de Alto Rendimento

Teóricos do desenvolvimento agrário comungam da ideia, de que o modelo de insumos de alto rendimento surgiu na década de 60 e defende a industrialização da agricultura. Este modelo tem como tese central a mudança tecnológica vista como forca motriz do desenvolvimento da agricultura. O modelo de insumos de alto rendimento foi introduzido por Theodore Schultz no seu livro...
tracking img