Modelo de guilford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento das capacidades humanas permite ao indivíduo a interpretação das idéias e ações realizadas por outras pessoas e também contribui para que ele tenha iniciativas com base nas informações recebidas destas pessoas.

Considerada um dos principais objetivos da educação, a habilidade humana das pessoas leva muitos anos para ser completada. A mais conhecida é a cognitiva, que pode seridentificadas por dois métodos. O primeiro é a pesquisa programática, conduzida durante um determinado período, através de métodos experimentais e da análise fatorial, já a segunda é a pesquisa programática, que é muito usada nas escolas para identificar capacidades através da aplicação de testes de escolaridade e de capacidade, como por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Dentrodas capacidades cognitivas, podemos destacar cindo capacidades humanas consideradas as mais importantes: significado verbal, facilidade numérica, raciocínio, velocidade perceptual e relações espaciais. Estas capacidades são aquelas que, em relação a diversas outras, parecem ser as mais críticas no trabalho escolar. Entretanto, não são igualmente importantes em todas as idades. Conheça um pouco maissobre cada uma delas:

Significado verbal: Capacidade de compreender idéias expressas em palavras. Nos últimos anos escolares é o índice isolado mais importante do potencial de uma criança na realização de suas tarefas acadêmicas;

Facilidade numérica: Capacidade de trabalhar com números, de manipular problemas qualitativos simples, rápida e de forma precisa, e de compreender e reconhecerdiferenças quantitativas;

Raciocínio: Capacidade de resolver problemas lógicos;

Velocidade perceptual: Capacidade de reconhecer semelhanças e diferenças entre objetos ou símbolos, de modo rápido e preciso. Esta capacidade é importante para a aquisição de habilidades de leitura, mas tende a se estabilizar relativamente cedo;

Relações espaciais: Capacidade de visualizar objetos e figuras rotacionados noespaço e as relações entre eles.

Alguns estudiosos não aceitam o conceito de uma capacidade intelectual geral unitária ou de umas poucas capacidades mentais primárias. Isso pode ser percebido no modelo de Guilford (1967), que é o melhor exemplo da identificação sistemática de capacidades intelectuais específicas, pois define a capacidade como a união de uma operação, um conteúdo e um produto. Naestrutura do intelecto de Guilford há cinco operações, quatro tipos de conteúdo e seis produtos, portanto 5 x 4 x 6 = 120 capacidades. 

Operações são os principais tipos de atividades ou de processos intelectuais. Coisas que o organismo faz com os materiais de informação, sendo esta definida como ‘aquilo que o organismo discrimina’. Podemos descrever as operações da seguinte forma:

Cognição:Descoberta imediata, consciência, redescoberta ou reconhecimento de informações sob várias formas, compreensão ou entendimento.

Memória: Retenção ou armazenamento, com certo grau de disponibilidade de informação, sob a mesma forma pela qual ela foi remetida para o armazenamento e em resposta aos mesmos índices em relação aos quais foi aprendida.

Produção divergente: Geração de informação a partir deum dado específico, em que a ênfase é sobre a variedade e quantidade de impulso (output) da mesma fonte. Provavelmente envolve o que tem sido chamado de transferência. Esta operação está mais claramente envolvida em aptidões de potencial criativo.

Produção convergente: Criação de informação a partir de uma dada informação, em que a ênfase é sobre a realização de resultados únicos ou aquele quefoi aceito como o melhor. É provável que a informação dada (índice) determine completamente a resposta.

Avaliação: Tomar decisões ou fazer julgamentos a respeito da satisfação de um critério (correção, adequação, aceitação, etc.) de informação.

Conteúdos são classes ou tipos amplos de informação, discrimináveis pelo organismo.

Figurativo: Informação sob forma concreta, percebida ou relembrada...
tracking img