Modelo de gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Artigo sobre “O Processo de reestruturação de um Modelo de Gestão e o efeito no comportamento administrativo e no resultado organizacional: Um estudo de caso”

São Paulo 2010

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar os efeitos da reestruturação de um modelo de gestão no comportamento administrativo de uma empresa e os reflexos decorrentes em seu resultado. O estudo foi conduzidoatravés de pesquisa de campo, especificamente, de um estudo de caso, onde o assunto pôde ser analisado em detalhes. Para tanto, foram aplicadas entrevistas, orientadas por um roteiro e por um protocolo previamente elaborado para o estudo, bem como foram analisados documentos internos, registros em arquivos e observação direta como fonte de evidências. O período de abrangência da análise dos dadosfoi de agosto de 2003 a dezembro de 2006, tendo sido possível observar o comportamento das principais áreas organizacionais da empresa objeto do estudo antes e depois da reestruturação do modelo de gestão, bem como os resultados por ela obtidos no período investigado. Após a análise das entrevistas, dos indicadores das áreas e do resultado da empresa, concluiu-se que o novo modelo de gestão daorganização influenciou o comportamento de seus gestores, com reflexos em seus resultados, através da implementação de procedimentos que culminaram na melhoria do desempenho operacional e, consequentemente, nos resultados econômicos obtidos através do aumento de faturamento e margens de contribuição. Palavras-chave: Modelo de gestão. Comportamento organizacional. Resultado organizacional.

1.Introdução Administrar um empreendimento em um ambiente turbulento, dinâmico e incerto, é uma tarefa desafiadora. Mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, mercados globalizados e concorrência acirrada são fatores que estabelecem um cenário de luta pela sobrevivência, no qual o ambiente seleciona as entidades que nele devem permanecer. É nesse cenário em que as empresas buscam ter umdesempenho que lhes permitam alcançar objetivos e assegurar a permanência no mercado, mesmo frente às mudanças constantes e inevitáveis.

A combinação das variáveis que compõem este ambiente empresarial pode explicar, em parte, o desempenho econômico e operacional de uma organização. A existência de instabilidades é algo rotineiro, demandando dos empreendedores e gestores habilidades para a detecçãode ameaças e de oportunidades que de alguma forma podem, afetar ou ser aproveitadas pela organização.

Assim, sob esse prisma, torna-se possível entender a razão pela quais as organizações alternam momentos de prosperidade com outros de dificuldades, restando às suas administrações aperfeiçoarem as suas capacidades gerenciais, muitas vezes reestruturando os seus modelos de gestão, como forma decriarem condições que ofereçam a manutenção de seus equilíbrios em seus ambientes, isto é, as características da administração de uma organização podem ser o diferencial entre um negócio próspero de outro que não o seja, o que pode requerer a reavaliação contínua das características que compõem o estilo de sua gestão, justamente no sentido de melhor adaptá-la ao dinamismo e à turbulênciadecorrentes das condições ambientais, isto é, o modelo de gestão pode passar por necessidades de ajustes que tornem a organização mais ágil e melhor adaptada aos desafios que o seu ambiente lhe propõe.

Reconhecendo

a

importância

das

diferenças

entre

os

estilos

de

administração, Reginato, apud Guerreiro (1989, p. 229) afirma que a forma de operação e as características deadministração variam de empresa para empresa, sendo que cada uma tem “diferenciadas preocupações em relação aos elementos e variáveis empresariais”. Algumas se empenham na “capacitação gerencial de seus

recursos humanos, enquanto outras se encontram às voltas com os problemas decorrentes da alta rotatividade de pessoal devida à grande preocupação com a minimização da folha de pagamento”.

Assim...
tracking img