Modelo de gestão e planejamento organizacional

FUNDACAO CENTRO DE ANALISE PESQUISA E INOVACAO TECNOLÓGICA
CENTRO EDUCACIONAL LYNALDO CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE
CURSO TÉCNICO NÍVEL MÉDIO DE RECURSOS HUMANOS

MODELO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

MANAUS
2012.

FUNDACAO CENTRO DE ANALISE PESQUISA E INOVACAO TECNOLOGICA
CENTRO EDUCACIONAL LYNALDO CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE
CURSO TÉCNICO NÍIVEL MÉDIO DE RECURSOS HUMANOS MAR-1MODELO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de resultado para aprovação do componente curricular de modelo de planejamento organizacional, solicitado pela professora Andréa Ortiz Schott Silveira.

GISELE HOLANDA -
JOCINALDO CUNHA – 121312
LUCIANA CARDOS – 12
KAMILA CARDOSO – 12
RODRIGO - 12

MANAUS
2012.
III
SUMÁRIOINTRODUÇÃO............................................................................................................04 |
1.ABORDAGEM PARA O PALNEJAMENTO ESTRATÉGICO................................05 |
2. CONCEITO DE PLANEJAMENTO........................................................................05 |
2.1 TIPOS DE PLANEJAMENTO:PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANEJAMENTOOPERACIONAL............................................................................06 |
3. PRODUTIVIDADE, EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE.............................07 |
4. COMPONENTE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO......................................10 |
CONCLUSÃO..............................................................................................................12 |BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................13 |

IV

INTRODUCÃO

Atualmente no cenário mundial é vital que as organizações se preocupem em fazer uma análise de todas as operações envolvidas em seus processos a fim de definir suas estratégias de competitividade. Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – definindo a relaçãoentre a organização e o ambiente que visa antecipar o futuro da empresa e planejar ações futuras.
De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.



1. ABORDAGEMPARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Não há um modelo de planejamento estratégico perfeito para cada organização. A abordagem, ou modelo, para o planejamento estratégico depende:
* O propósito do planejamento estratégico, por exemplo, se o planejamento é feito para adicionar um novo produto ou programa, em seguida, o processo provavelmente incluirá pesquisa de mercado para verificar anecessidade, mercados, preços, etc, para o novo produto ou serviço. .
* Se a organização tem feito o planejamento antes, por exemplo, se a organização não fez planejamento antes, então bastante atenção a visão, missão e declarações de valores é, provavelmente, justifica.
* A cultura da organização, por exemplo, algumas culturas podem preferir uma abordagem "linear" da missão, visão, valores,metas quantificadas, estratégias, planos de ação, análise financeira, etc Outras culturas podem preferir uma abordagem mais orgânica e desdobramentos, como como contar histórias.
* Se o ambiente da organização está mudando rapidamente, por exemplo, se o ambiente está mudando rapidamente, em seguida, planejamento provavelmente deve ser um prazo menor do que para uma organização que é meio ambienteé bastante estável.
Se a organização tem tido sucesso no planejamento, no passado, por exemplo, se uma organização tem feito o planejamento no passado, mas os planejadores não acredito que ele foi bem sucedido, então a organização deve, talvez, realizar um processo simples de planejamento de curto prazo por agora, Cada organização acaba por desenvolver sua própria natureza e modelo de...
tracking img